Antes do lançamento global da CBR 1000RR-R SP Fireblade 2020 no EICMA 2019, a Honda registrou patentes para um motor de quatro cilindros em linha com tecnologia de comando de válvulas variável (VVT). No entanto, quando a marca revelou sua superesportiva renovada, o sistema patenteado não fez apareceu.
Nos últimos dois anos, as especulações sobre o comando variável morreram enquanto nova Fireblade ganhava o mundo, chegando inclusive ao Brasil. Agora, novos pedidos de patentes publicados em outubro de 2021 estão trazendo a expectativa pelo VVT de volta. Embora o novo design carregue muito da arquitetura original, sensores de posição eletrônicos adicionais e peças mecânicas atualizadas indicam que a marca ainda está trabalhando no sistema.
Semelhante à tecnologia VVT da BMW, a versão da Honda depende de cames independentes com lóbulos que alteram a abertura das válvulas com base na rotação do motor. Ao contrário da unidade da alemã, o sistema da japonesa muda a sincronização das válvulas de escape e também de admissão. A Honda criou um sistema que equipa cada um dos cilindros com um duplo conjunto dedicado de lóbulos.
Além do desenvolvimento do comando de válvulas variável da Honda, a marca também registrou vários novos projetos para radiadores de motos esportivas. Uma unidade em forma de ferradura é a mais convencional, pois se encaixaria facilmente entre o motor e a roda dianteira. No entanto, a Honda também desenvolveu uma variante em forma de V e um radiador circular semelhante a sistemas de refrigeração de computador. É claro que nem todos os designs chegarão à linha de produção, mas a marca está se preparando para ter várias configurações possíveis de esportivas.
Mais recentemente, a Honda revelou lá fora a linha 2022 da CBR 1000RR-R SP Fireblade com pequenos ajustes para melhorar a estabilidade nas curvas e a atuação dos controles eletrônicos de tração. Mais uma vez, o VVT estava ausente do modelo atualizado, mas o desenvolvimento continua na sede da empresa.
Fonte: Cycle World, Indian Autos Blog
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