Hoje a bateria de testes divulgada pelo Latin NCAP teve dois extremos, indo do céu ao inferno em pouquíssimo espaço de tempo: as 5 estrelas do Volkswagen Taos e o péssimo resultado conseguido pelo Fiat Argo/Cronos, que zerou no teste de colisão do órgão que avalia os veículos vendidos na América Latina e Caribe.

Para começar o mau desempenho do Cronos serve também para o Argo, já que ambos são feitos com a mesma estrutura, com o Cronos se diferenciando pelo terceiro volume na traseira. Mas falando do teste em si, o mau desempenho do sedã fica explícito nos números: o Latin NCAP divulgou proteção de apenas 24,37% para adultos (motorista e passageiro), 9,91% na proteção de crianças no banco traseiro e 36,91% na proteção de pedestres. A nota em relação a presença de sistemas de segurança é ainda mais baixa: 6,98%.

Fiat Argo e Cronos - Teste de colisão 2021

Ou seja, agora o sedã tem zero estrela com os novos critérios do órgão que estão mais rígidos, portanto perdendo as 3 estrelas para adultos e 4 para crianças no teste realizado em 2019. Falando da parte estrutural do Cronos, o relatório do Latin NCAP aponta que a estrutura da cabine é instável a ponto de não suportar maiores cargas. Em relação aos níveis de proteção no impacto frontal feito a 64 km/h, tanto a cabeça como o pescoço do motorista e passageiro tiveram classificação boa. De contrapartida, a proteção do tórax do motorista foi marginal, enquanto que para o passageiro foi boa.

Risco mesmo fica para os joelhos de quem vai no banco da frente, pois eles podem impactar estruturas perigosas atrás do painel. Em relação as canelas do motorista, a entidade afirma que receberam proteção boa e adequada, com as do passageiro sendo adequada. Apesar dos joelhos ficarem expostos a riscos, logo abaixo na região dos pés a área foi considerada estável. Na prova de efeito chicote, o banco teve proteção pobre e o encosto teve um nível de deflexão considerado alto.

Fiat Argo e Cronos - Teste de colisão 2021

O Cronos também passou pelo teste de impacto lateral realizado a 50 km/h, que é mais invasivo para um veículo. No sedã tanto o abdômen como a pelve tiveram boa proteção, enquanto o tórax sofreu mais nesta avaliação e teve proteção fraca e a cabeça, pobre. Não houve análise de impacto lateral de poste, já que o sedã não dispõe de airbags laterais.

O Latin NCAP ainda fez umas ponderações acerca do resultado do Cronos, afirmando que a nota de proteção infantil foi baixa por causa da sinalização do sistema de retenção infantil do veículo, que não atende aos requisitos do órgão. No mais, a entidade destacou que a proteção de pedestres do Cronos teve o pior desempenho desde que se iniciou a avaliação da proteção de pedestres em 2020, além de que ele não tem qualquer sistema de frenagem automática para mitigar ou evitar um atropelamento.

Entre os sistemas de segurança, o sedã só pontuou por conta do alerta de uso do cinto de segurança para o motorista, já que nem tem controles de estabilidade ele tem. No entanto, a Fiat anunciou que irá melhorar o Cronos em breve e solicitará que ele seja reavaliado para demonstrar as melhorias.

"Se não fosse pelo Latin NCAP, não poderíamos ter conhecimento da baixa segurança que o Fiat Argo/Cronos oferece não só aos consumidores, mas também a todas as pessoas que circulam nas ruas com este tipo de veículo. A Fiat acrescenta mais um automóvel de baixa segurança à lista de carros que não protegem adequadamente os usuários das estradas. Chamamos a atenção para que a Fiat mude para carros mais seguros deixe de nos colocar em risco com este tipo de veículo”, disse Stephan Brodziak, Presidente do Comitê de direção do Latin NCAP.

Em nota, a Stellantis afirmou que seus veículos à venda no país estão dentro do que a lei exige. "A Stellantis informa que todos os seus veículos cumprem as recomendações e normas homologatórias vigentes ligadas à segurança”.

Auditoria do teste de 2019

Algo que deve ser ressaltado é que os testes do Latin NCAP passam por auditoria, como foi o caso do teste do Argo/Cronos de 2019. Na época, a dupla tinha conseguido 3 estrelas para proteção de adultos e 4 para crianças, mas após a auditoria a nota de proteção para adultos de 2019 mudou.

Segundo o órgão, "o resultado dos testes de auditoria mostrou que no impacto lateral a cabeça do adulto registrou valores elevados que ultrapassam os valores permitidos, levando a zero ponto na cabeça e, portanto, zero estrela para o resultado deste modelo. Consequentemente, os novos cálculos foram realizados e o resultado foi reduzido para zero estrela para o ocupante adulto. O resultado de 2019 foi atualizado no site do Latin NCAP".

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