Sir Frank Williams faleceu no último dia 28 de Novembro aos 79 anos. O famoso fundador da equipe que leva seu sobrenome não era apenas uma lenda na Fórmula 1, mas de todo o mundo automotivo. O sucesso da equipe britânica levou à criação do Renault Clio 16V Williams, um dos ícones dos anos 90 e até hoje bastante popular entre os entusiastas europeus.
Em homenagem a Williams, resgatamos a história do incrível hot hatch que foi vendido na Europa na década de 1990 e produzido entre anos de 1993 e 1996.
Criado em 1992 para celebrar o título de construtores de Fórmula 1 da equipe Williams-Renault, o Clio esportivo não foi realmente desenvolvido por engenheiros britânicos. Tanta a parte estética quanto o motor foram inteiramente feitos pela divisão Renault Sport, que criou um dos carros mais emblemáticos de sua época.
O Clio Williams se diferenciava das versões comuns pela sua cor azul metálica 'Sports Blue', rodas Speedline douradas e o emblema Williams obrigatório na porta traseira e nas laterais. O interior, por outro lado, tinha bancos revestidos de veludo que eram mais esportivos do que o conjunto usado nos clássicos 16V. A ligação com a Fórmula 1 foi mantida ao longo dos anos. Para se ter ideia, o Clio foi até usado como safety car oficial do campeonato de 1996.
O verdadeiro segredo dos Williams era o motor. Comparado ao 1.8 do 16V normal, o Clio "Fórmula 1" podia contar com um 2.0 aspirado de 147 cv e uma transmissão manual de 5 velocidades com relações de marcha reduzidas para melhorar a aceleração.
Graças a esses números e um baixo peso de 1.035 kg junto de uma carroceria de apenas 3,71 metros de comprimento, o pequeno carro francês conseguiu consegui acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos e alcançar a velocidade máxima de 215 km/h.
Inicialmente, a Renault produziu apenas 4.500 unidades, mas o enorme sucesso na Europa (especialmente na Itália) encorajou a Renault a fabricar mais de 12.000 exemplares. No entanto, alguns modelos mantiveram um valor mais elevado. Entre essas, estão as de primeira série numeradas de 1993 a 1994. A segunda série de 1994 e 1995 foi ligeiramente atualizada em estilo, enquanto a terceira (1995 e 1996) ganhou mais equipamentos como freios ABS, entre outros).
Na Itália, os preços não param de subir e um exemplar de Clio Williams em bom estado está custando atualmente cerca de 30.000 euros (R$ 191.154 em conversão direta). O legado da equipe de Frank Williams, portanto, se tornará cada vez mais exclusivo com o passar dos anos.
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