A Ducati Panigale V4 é uma das superesportivas mais capazes do mundo atualmente. Ela consegue entregar altos níveis de performance e tecnologia para disputar com o melhor que as montadoras japonesas e alemãs têm para oferecer. Então não seria surpresa se a italiana se limitasse a fazer poucas alterações na moto.

Mas parece que a Ducati não quer descansar mesmo. Enquanto não participou do EICMA, maior evento de duas rodas o mundo que ocorre em Milão (ITA), a empresa revelou a linha 2022 da Panigale V4. Apesar de o visual da esportiva ainda parecer o mesmo, os italianos trabalharam para aperfeiçoar sua fórmula.

Ducati Panigale V4 2022

A nova Ducati Panigale V4 2022 trouxe alterações aerodinâmicas. Lembram das asas laterais instaladas na carenagem? Elas ficaram mais compactas, mas marca afirma que continuam a oferecer até 37 kg de pressão aerodinâmica a 300 km/h. A Ducati também alterou as entradas de ar. Por último, a parte traseira da moto foi redesenhada para acomodar melhor o piloto e melhorar a ergonomia.

O motor também recebeu atenção. As Panigale V4 e V4 S continuam equipadas com o quatro cilindros em V de 1.103 cm³, mas a Ducati revisou a bomba de óleo para roubar menos potência do motor e instalou ponteiras de escape com maior diâmetro para melhorar o fluxo de saída de gases. O resultado foi um ganho de 1,5 cv, com a moto agora entregando 215,5 cv de potência a 13.000 rpm e 12,6 kgfm de torque a 9.500 rpm.

Ducati Panigale V4 2022

Ainda na mecânica, a relação de marchas do câmbio de 6 velocidades foi revisada para oferecer uma velocidade máxima maior. A Ducati diz que a Panigale V4 2022 é 5 km/h mais rápida de final, mas não falou o número absoluto. A primeira marcha foi alongada em 11,6%, a segunda em 5,65% e a sexta em 1,8%. A suspensão, de ajuste eletrônico em ambas as pontas, recebeu novos componentes revisados.

Na parte eletrônica, a moto continua a oferecer itens como controles de empinada, tração e largada, além de quickshifter bidirecional. A Ducati alterou os modos de condução para um total de 4: Full, High, Medium e Low. O painel de instrumentos com tela digital de TFT também ganhou um novo modo de exibição mais focado para pista, mostrando inclusive tempos de volta. A Ducati ainda não revelou os preços para a nova Panigale V4 2022, mas a esportiva deve começar a chegar em alguns mercados da Europa a partir de dezembro. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com