Depois de 20 anos de espera, o Kia Rio finalmente chegou ao Brasil em janeiro do ano passado. Só que sua carreira no país parece que será bem curta, pois a fabricante parou as vendas do hatchback e retirou o modelo de seu site. Procurada por Motor1.com, a Kia diz que “foi suspensa a importação temporariamente pois o câmbio não está permitindo a comercialização”, mostrando que não há uma previsão de quando voltará às concessionárias.
A situação do Kia Rio já não estava muito boa desde o lançamento. Quando finalmente chegou ao país, a cotação do dólar estava acima de R$ 4,00, motivo pelo qual iniciou as vendas com preços a partir de R$ 69.990. Isto já impedia que o hatch importado do México fosse competitivo o suficiente para conquistar os clientes do segmento. Para piorar, apenas quatro meses depois, o carro foi reestilizado no mercado global.
Com a mudança visual, o modelo nas lojas acabou envelhencendo. O Grupo Gandini, representante oficial da Kia no Brasil, até iniciou os testes do hatch renovado no Brasil e, enquanto isso, reduziu a oferta do Rio para apenas a versão mais equipada, por R$ 81.990 – um efeito da falta de estoque do compacto pré-facelift.
Naturalmente, o Kia Rio acabaria ficando mais caro mesmo que chegasse agora com o novo design. O hatch recebeu mais equipamentos, como uma central multimídia de 8”, um novo display de 4,2” no painel de instrumentos e faróis full-LED de série, o que naturalmente levaria o valor final. Ainda temos que considerar que a Kia praticava o preço de R$ 81.990 desde março e a cotação do dólar mudou desde então. Não duvide que o preço encostasse nos R$ 100 mil na versão topo de linha.
Fontes ligadas à Kia ainda revelam outro problema: a matriz não está conseguindo atender todas as encomendas feitas pela empresa no Brasil. A falta de semicondutores afeta a produção a ponto que, quando há unidades prontas, acabam atendendo uma longa fila de espera de diversos países. Alguns carros estão com a produção reduzida ou sendo feitos para atender um mercado específico com maior demanda. E este é o caso do Rio, que é um dos veículos mais vendidos do México, onde é produzido.
Sem o Kia Rio, o veículo mais barato da marca até o momento é o sedã Cerato, por R$ 124.990 e que ainda é da versão pré-facelift (foi atualizado em abril deste ano e já iniciou a produção no México). Logo acima está um derivado do Rio, o SUV compacto Stonic, oferecido em versão única por R$ 149.990.
Agradecemos ao leitor Pedro Lima pela dica.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Kia K3 sucede Rio no Uruguai e pode ser lançado também ao Brasil
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
Novo Kia K3 é revelado como hatchback sucessor do Rio; veja fotos
ADX 2025 é um Honda ZR-V com motor 1.5 turbo e banho de loja da Acura
Novo Kia K3 2024 estreia como sucessor do Rio e dispensa motores turbo
Porsche Panamera: como é a nova suspensão ativa na prática
Depois do Brasil, Kia Rio deverá sair de linha em outros mercados