Lançamento prometido para o Brasil, o Kia Niro já se prepara para trocar de geração com data de  apresentação marcada para o dia 25 de novembro. A marca coreana não só confirmou a estreia como divulgou quatro teasers do SUV híbrido, mostrando ousará no design com linhas inspiradas no conceito HabaNiro mostrado em 2019. O modelo tem estreia por aqui esperada para 2022, dentro do plano da marca de oferecer mais carros híbridos e elétricos, mas ainda na geração anterior.

Em relação à novidade, o HabaNiro foi um conceito bem fora do comum. Por isso mesmo, o novo Kia Niro não adotará tudo o que foi visto no protótipo, deixando de lado algumas extravagâncias como as portas-tesoura. Ainda assim, as primeiras imagens deixam claro que usará a mesma assinatura em LED em volta dos faróis e a pequena grade logo abaixo do capô. As luzes traseiras também são idênticas, em forma de bumerangue.

Galeria: Kia Niro 2022 - Teaser

O interior será totalmente diferente em relação ao conceito, adotando duas telas lado a lado para a multimídia e o painel de instrumentos, assim como nos últimos lançamentos da Kia. Os poucos botões estarão logo abaixo para o controle do ar-condicionado, ao invés de integrá-los na multimídia como muitas marcas vêm fazendo.

Pelo que podemos ver, a cabine tem uma semelhança impressionante com a do SUV 100% elétrico EV6, até no volante. Mas diferente do irmão que é produzido com a arquitetura E-GMP, o novo Niro continuará a andar sobre uma plataforma desenvolvida para veículos equipados com motores a combustão. Os detalhes permanecem escassos por enquanto, mas espera-se que a segunda geração continue a ter versões híbrida normal e plug-in, além de uma opção totalmente elétrica.

Galeria: Kia Habaniro Concept

Apesar de manter a mesma motorização, tudo aponta que a Kia fará modificações para que o novo Niro seja mais eficiente. Enquanto o HabaNiro foi apresentado como um elétrico usando motores nos eixos dianteiro e traseiro, para que tenha uma tração integral, não duvidamos que a versão de produção do Niro EV seja montado com um motor elétrico somente na traseira.

Esta estreia poderia ser o motivo que levou o Grupo Gandini, representante oficial da Kia, a adiar o lançamento do Niro no Brasil. A empresa havia prometido o SUV híbrido para o início de 2021, como o primeiro de uma série de novidades para o mercado nacional. Com a troca de geração, faria mais sentido esperar e trazer o carro novo, para não repetir o que aconteceu com o compacto Rio, que foi reestilizado pouco após desembarcar por aqui.

Com a divulgação do novo teaser, Motor1.com questionou a Kia Brasil, que confirmou o lançamento do Niro está marcado para janeiro. Pela data, é praticamente certo que receberemos o utilitário na geração anterior, já homologada para o país e que circulava há um tempo pelas ruas.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com