Toyota aumentará produção da Hilux e SW4 na Argentina
Fábrica de Zárate passará das atuais 140 mil unidades para 167 mil veículos produzidos
Parece que as vendas da atual Toyota Hilux e do SW4 estão indo de vento em popa. Isso porque a Toyota Argentina anunciou que vai aumentar a produção da picape e do utilitário na fábrica da marca japonesa em Zárate, na Argentina. Com isso, o complexo fabril da montadora no país hermano será um dos maiores produtores de Hilux do mundo.
De acordo com informações da Toyota Argentina, a nova expansão na fábrica de Zárate permitirá que a produção atual passe das 140.000 unidades por ano para nada menos que 167.000 veículos anualmente, número que será alcançado a partir de 2022. Dessa forma, a fábrica da Toyota localizada no centro-leste da Argentina terá um volume de produção próximo ao da maior fábrica de Hilux no mundo, que fica localizada em Bangkok, na Tailândia, cuja capacidade fica entre 200 mil e 220 mil unidades por ano.
Com o salto de produção anual na fábrica de Zárate, que vai produzir 27 mil unidades a mais do que a capacidade atual a partir do ano que vem, eis uma boa notícia: novos empregos serão gerados. Dessa forma, a montadora afirma que 500 novos postos de trabalho diretos serão abertos, enquanto mais 1.000 vagas indiretas serão ofertadas entre os mais de 260 fornecedores e subfornecedores de peças e componentes automotivos.
De acordo com nossa edição na Argentina, a Toyota tinha prometido aumentar o número de empregos mês passado se os trabalhadores da fábrica concordassem com um plano de flexibilidade de trabalho para trabalhar aos finais de semana. Inicialmente resistido por um setor dos trabalhadores, o plano foi aprovado pelo voto majoritário dos trabalhadores após discurso de um dirigente do sindicato local.
O aumento de 16% na produção vai contribuir para a unidade aumentar o volume dos veículos enviados para a exportação. Além disso, vai ajudar a reduzir o tempo da fila de espera da Hilux e do SW4 na Argentina que, em alguns casos, chega ao período de até um ano. Vale lembrar que no Brasil a Hilux e o SW4 tiveram a linha 2022 apresentada neste mês, com o SUV trazendo de volta a versão Diamond, de apelo mais refinado
Com operação desde 1997, a fábrica de Zárate da Toyota na Argentina já produziu mais de 1,5 milhão de veículos, sendo que desse volume mais de 1 milhão foram exportadas para a região. Atualmente, 80% da produção do complexo fabril é exportada para 23 países da América Latina (incluindo o Brasil). Até o final de 2021, a unidade deve atingir seu recorde histórico de produção, com 146 mil unidades no total.
Fonte: Motor1.com Argentina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Toyota Hilux 2026: projeção revela como ficará a picape reestilizada
Avaliação VW Virtus 170 TSI manual: bom, mas difícil justificar
Toyota registra 'Hilux Travo' e dá pistas sobre nova geração da picape
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Toyota Hilux Rangga SUV leva 7 e é mais barato que o SW4
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda