Rejeitados no passado pelos fãs de perfil considerado mais purista, os SUVs definitivamente vieram para ficar no portfólio da Porsche. A trajetória da marca no segmento começou com o Cayenne em 2002 e avançou com o Macan em 2010. O sucesso comercial de ambos é tanto que a marca já planeja lançar um terceiro modelo - ainda mais exclusivo. Segundo reportagem da agência Automotive News, a novidade já está sendo desenvolvida e deve estrear em 2025.
Detalhes específicos ainda são limitados, mas a ideia é que o modelo seja posicionado acima do Cayenne, e portanto, venha a ocupar o topo da gama. Não deixará de lado o perfil esportivo da marca, mas deverá apostar em atributos mais familiares para atrair compradores com esse perfil. Nesse sentido, terá três fileiras de assentos e capacidade para acomodar pelo menos 7 passageiros.
O design, segundo informado, será um misto de crossover com sedã - o que de certa forma gera questionamentos quanto à proposta familiar e de bancos extras na parte traseira. De todo modo, é certo que as linhas serão influenciadas pela mais recente identidade visual da Porsche. O interior deve abusar de requinte e refinamento para todos os passageiros, além de oferecer recursos tecnológicos de última geração para assistir o motorista.
Mecanicamente, são esperadas versões híbridas e totalmente elétricas. No primeiro caso, a presença de motores tradicionais à combustão de certo modo vai de encontro aos planos de eletrificação total da Porsche para o futuro, mas mercados específicos não devem abrir mão dos combustíveis fósseis tão cedo. É o caso da Rússia e países do Oriente Médio, que são ávidos consumidores de SUVs de grande porte movidos a gasolina.
O interesse da Porsche no lançamento de mais um SUV não é à toa. Cayenne e Macan são campeões de vendas e rendem generosas margens de lucro para a marca. No acumulado de 2021, por exemplo, o primeiro já emplacou 62.451 unidades, enquanto o segundo registrou 61.944 exemplares. Juntos, os modelos respondem por 57% das vendas totais da empresa.
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche Panamera: como é a nova suspensão ativa na prática
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Porsche bateu recorde em 2023, mas já não cresce como antes; por quê?
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Jipe projetado pela Porsche na Guerra Fria renasce em Itu após 70 anos
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Carro da Xiaomi acaba de destruir um recorde da Porsche