Land Rover quer aumentar nacionalização e não nega eletrificação
Hoje com cerca de 10%, Evoque deve receber mais componentes nacionais e modelos híbridos dependem do mercado
Inaugurada em 2016, a Jaguar Land Rover tem uma fábrica em Itatiaia (RJ). A empresa inglesa foi uma das que optaram pela produção local na época do InovarAuto, assim como BMW e Mercedes-Benz, sendo que esta última vendeu a sua recentemente para a Great Wall após encerrar a produção local do sedã Classe C e do SUV GLA.
Até 2019, a fábrica foi a responsável pela produção dos SUVs Discovery Sport e Range Rover Evoque. Este segundo acabou voltando a ser importado quando trocou de geração, mas retorna para a planta brasileira a partir desse mês, sempre com a motorização P200 flex e nas versões HSE R-Dynamic e SE. Segundo a marca, o Evoque tem cerca de 10% de nacionalização.
Ou seja, o Evoque vem desmontado do exterior. Monobloco chega já montado e pintado, ficando a cargo da planta a montagem do conjunto mecânico, parte elétrica e todos os demais componentes – a carroceria vem “pelada”. Segundo a Land Rover, bateria, bancos, rodas, pneus e pequenos componentes são de fornecedores brasileiros. A quantidade de itens deve aumentar com o passar do tempo, mas a estamparia e pintura ainda serão feitos no exterior – a BMW, por exemplo, faz a montagem da estamparia, essa importada, e pintada em Araquari (SC).
Galeria: Fábrica Itatiaia (RJ) - Jaguar Land Rover
Este processo “simples” permitiria a JLR a montar por aqui modelos híbridos e eletrificados “com poucas mudanças na linha”. Com parte da operação ainda desativada por volume, a marca pode optar por seguir este caminho, mas é uma decisão que "depende apenas do mercado" – Discovery Sport e Evoque tem versões híbridas no exterior. Vale lembrar que a Toyota produz Corolla e Corolla Cross Hybrid no Brasil, mas o conjunto mecânico também vem montado do Japão.
A Jaguar Land Rover não tem planos de produzir outros modelos em Itatiaia, mesmo que compartilhem a plataforma com Evoque ou Discovery Sport. Vale lembrar que o Jaguar E-Pace recebeu recentemente o motor 2.0 turbo flex, mas não é considerado para a produção local apesar das semelhanças com os modelos da Land Rover. Dentro da planta, ainda há um centro de restauração de clássicos, com foco nos Defender antigos, pista de testes inclusive para outras montadoras e centro de treinamento e distribuição de peças.
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