A segunda geração do Range Rover Evoque começou a ser produzida no Brasil. O anúncio que o SUV de origem inglesa voltaria a ser produzido na fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia (RJ) veio em maio, mas somente agora em novembro é que o modelo começou a sair da linha de montagem fluminense.

Importada da Inglaterra desde julho de 2019, a 2ª geração do Evoque é feito com base na plataforma Premium Transverse Architecture (PTA). Segundo a Land Rover, o modelo tem índice de nacionalização de 10%, o que inclui os bancos do SUV, bateria, rodas e pneus, além de outros pequenos componentes. No mais, as peças entre outros equipamentos restantes vêm desmontados do Reino Unido para serem montados na fábrica de Itatiaia, no Rio de Janeiro. Vale lembrar ainda que a carroceria chega já pintada no Brasil.

Land Rover Range Rover Evoque na fábrica de Itatiaia (RJ)
Evoque chega ao Brasil com carroceria pintada
Land Rover Range Rover Evoque na fábrica de Itatiaia (RJ)
Land Rover Range Rover Evoque na fábrica de Itatiaia (RJ)

O Range Rover Evoque feito no Brasil terá motor flex, ou seja, poderá ser abastecido tanto com gasolina como com etanol. O propulsor será um 2.0 turbo flex, que entrega 250 cv de potência e 37,2 kgfm de torque, sempre trabalhando junto de uma transmissão automática de 9 marchas. Para o Evoque de 2ª geração poder ser feito no país, a fábrica de Itatiaia teve que passar por um grande processo de modernização. No anúncio anterior, a montadora afirmou que “o Evoque nacional entregará o mesmo grau de tecnologia, luxo e conforto que a família Range Rover entrega em todo o mundo”.

Range Rover Evoque 2021
2020 Range Rover Evoque

Entre os equipamentos do Evoque nacionalizado, ele terá como destaque a avançada central multimídia PIVO PRO, a mesma usada no novo Defender e que conta com sistema de atualização online; câmera com visão 360º com função ClearSight (que exibe uma imagem do chão sob o capô) e sensor de profundidade (útil para atravessar locais alagados). O SUV ainda conta com aletas de troca de marcha de alumínio e revestimento interno com acabamento em couro Windsor.

Assim, o Evoque se junta ao Discovery Sport na linha de montagem da fábrica de Itatiaia, que passa a produzir agora dois modelos diferentes. Com o retorno da produção do Evoque (cuja 1ª geraão foi feita no Brasil entre 2016 e 2019) e da operação de restauração de clássicos da Jaguar Land Rover, a marca afirma que a fábrica, que completou 5 anos de operação em 2021, ultrapassou a marca de 400 funcionários.

*Com informações de Leo Fortunatti

Fotos (Leo Fortunatti e divulgação)

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