Em queda pelo 4º mês consecutivo, as vendas de veículos novos na Itália em outubro superaram por pouco a barreira das 100 mil unidades (101.015), resultado 35,7% inferior ao do mesmo período de 2020 e quase 20% pior do que o de 2019. Segundo a Unrae, entidade responsável pelos números oficiais, o acumulado (1.266.629) ainda é positivo em quase 13%.
Na disputa entre as montadoras, a líder Fiat (17.116) emplacou mais do que o dobro da VW (7.641) e ainda aumentou em quase 4 pontos percentuais a sua participação de mercado nos últimos doze meses. A Toyota (5.793) por muito pouco não perdeu o 3º lugar para a Renault (5.736). Na 8ª posição, a Hyundai (4.362) foi a única a registrar números positivos.
POS. |
MARCA |
OUT.21 |
% MERC. OUT.21 |
OUT.20 |
% MERC. OUT.20 |
% VAR. 2021/2020 |
1º |
FIAT |
17.116 |
16,9% |
20.400 |
13,0% |
-16,1% |
2º |
VOLKSWAGEN |
7.641 |
7,6% |
12.752 |
8,1% |
-40,1% |
3º |
TOYOTA |
5.793 |
5,7% |
8.312 |
5,3% |
-30,3% |
4º |
RENAULT |
5.736 |
5,7% |
9.137 |
5,8% |
-37,2% |
5º |
DACIA |
5.188 |
5,1% |
5.563 |
3,5% |
-6,7% |
6º |
FORD |
4.500 |
4,5% |
10.297 |
6,6% |
-56,3% |
7º |
PEUGEOT |
4.438 |
4,4% |
8.654 |
5,5% |
-48,7% |
8º |
HYUNDAI |
4.362 |
4,3% |
4.069 |
2,6% |
7,2% |
9º |
KIA |
4.009 |
4,0% |
4.271 |
2,7% |
-6,1% |
10º |
BMW |
3.838 |
3,8% |
5.293 |
3,4% |
-27,5% |
11º |
CITROËN |
3.739 |
3,7% |
7.944 |
5,1% |
-52,9% |
12º |
JEEP |
3.705 |
3,7% |
6.271 |
4,0% |
-40,9% |
13º |
MERCEDES-BENZ |
3.664 |
3,6% |
5.733 |
3,6% |
-36,1% |
14º |
SUZUKI |
3.393 |
3,4% |
4.951 |
3,1% |
-31,5% |
15º |
LANCIA |
3.012 |
3,0% |
4.717 |
3,0% |
-36,1% |
16º |
AUDI |
2.986 |
3,0% |
5.619 |
3,6% |
-46,9% |
17º |
OPEL |
2.496 |
2,5% |
6.141 |
3,9% |
-59,4% |
18º |
NISSAN |
2.132 |
2,1% |
3.472 |
2,2% |
-38,6% |
19º |
VOLVO |
1.398 |
1,4% |
1.897 |
1,2% |
-26,3% |
20º |
MINI |
1.280 |
1,3% |
1.883 |
1,2% |
-32,0% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
101.015 |
100,0% |
157.188 |
100,0% |
-35,7% |
|
ACUMULADO |
1.266.629 |
100,0% |
1.123.523 |
100,0% |
12,7% |
Com seu maior market share desde 1989 (11%), segundo o Best Selling Cars Blog, o Fiat Panda (11.130) liderou com mais do que o triplo do Fiat 500 (3.310), modelo mais próximo. O 500, aliás, teve mais de 90% de suas unidades oriundas de versões híbridas e elétricas. O Lancia Ypsilon (3.015) completou o pódio com pouco mais de 600 unidades à frente do Citroën C3 (2.401).
Completando o top 5, o Renault Captur (2.176) superou a dupla da Jeep para liderar entre os SUVs e crossovers. Com 1.798 unidades, o T-Cross foi o único VW na parte de cima da tabela. Aguardando para o Brasil em 2022 como versão elétrica do Renault Kwid, o Dacia Spring (1.777) ficou próximo de seu 1º top 10 por lá. Aposentado por aqui, o Ford EcoSport (1.283) por pouco não figurou entre os 20 primeiros por lá, em um dos poucos mercados europeus onde não foi ofuscado pelo Puma.
POS. |
MODELO |
OUT.21 |
% MERC. OUT.21 |
OUT.20 |
% MERC. OUT.20 |
% VAR. 2021/2020 |
1º |
FIAT PANDA |
11.130 |
11,0% |
15.094 |
9,6% |
-26,3% |
2º |
FIAT 500 |
3.310 |
3,3% |
3.601 |
2,3% |
-8,1% |
3º |
LANCIA YPSILON |
3.015 |
3,0% |
4.719 |
3,0% |
-36,1% |
4º |
CITROËN C3 |
2.401 |
2,4% |
4.714 |
3,0% |
-49,1% |
5º |
RENAULT CAPTUR |
2.176 |
2,2% |
3.757 |
2,4% |
-42,1% |
6º |
JEEP COMPASS |
1.895 |
1,9% |
2.782 |
1,8% |
-31,9% |
7º |
JEEP RENEGADE |
1.878 |
1,9% |
3.430 |
2,2% |
-45,2% |
8º |
DACIA SANDERO |
1.872 |
1,9% |
2.728 |
1,7% |
-31,4% |
9º |
PEUGEOT 2008 |
1.843 |
1,8% |
2.437 |
1,6% |
-24,4% |
10º |
VW T-CROSS |
1.798 |
1,8% |
1.870 |
1,2% |
-3,9% |
11º |
VW T-ROC |
1.794 |
1,8% |
2.221 |
1,4% |
-19,2% |
12º |
DACIA SPRING |
1.777 |
1,8% |
0 |
0,0% |
- |
13º |
RENAULT CLIO |
1.702 |
1,7% |
3.429 |
2,2% |
-50,4% |
14º |
VW POLO |
1.664 |
1,6% |
1.802 |
1,1% |
-7,7% |
15º |
TOYOTA YARIS CROSS |
1.571 |
1,6% |
0 |
0,0% |
- |
16º |
DACIA DUSTER |
1.568 |
1,6% |
2.668 |
1,7% |
-41,2% |
17º |
FORD FOCUS |
1.448 |
1,4% |
1.901 |
1,2% |
-23,8% |
18º |
HYUNDAI I10 |
1.411 |
1,4% |
1.309 |
0,8% |
7,8% |
19º |
HYUNDAI TUCSON |
1.361 |
1,3% |
645 |
0,4% |
111,0% |
20º |
SUZUKI SWIFT |
1.334 |
1,3% |
1.692 |
1,1% |
-21,2% |
21º |
FORD ECOSPORT |
1.283 |
1,3% |
823 |
0,5% |
55,9% |
22º |
OPEL CORSA |
1.166 |
1,2% |
3.298 |
2,1% |
-64,6% |
23º |
SUZUKI IGNIS |
1.166 |
1,2% |
2.131 |
1,4% |
-45,3% |
24º |
PEUGEOT 208 |
1.160 |
1,1% |
2.335 |
1,5% |
-50,3% |
25º |
KIA SPORTAGE |
1.154 |
1,1% |
836 |
0,5% |
38,0% |
26º |
FIAT 500L |
1.138 |
1,1% |
1.606 |
1,0% |
-29,1% |
27º |
KIA PICANTO |
1.114 |
1,1% |
1.028 |
0,7% |
8,4% |
28º |
PEUGEOT 3008 |
1.062 |
1,1% |
1.822 |
1,2% |
-41,7% |
29º |
TOYOTA YARIS |
1.014 |
1,0% |
4.340 |
2,8% |
-76,6% |
30º |
FIAT TIPO |
1.007 |
1,0% |
1.531 |
1,0% |
-34,2% |
Fontes: Unrae / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Em guerra de preços, Mobi e Kwid saem pelos mesmos R$ 63.990
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Após "cancelamento", Renault Kwid voltará à Argentina em 2025
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Renault Kwid encarece e Fiat Mobi volta a ser o carro mais barato do Brasil
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Em promoção, Mobi e Kwid disputam posto de carro mais barato do Brasil