Os carros elétricos já são realidade. Prova disso é que eles deverão dominar as ruas da Europa a partir de 2035 quando os modelos equipados com motores a combustão serão proibidos de rodar por lá. Mas o que dizer dos veículos autônomos? Acredite: esses deverão estar entre nós mais cedo do que imaginamos. Pelo menos para algumas funções. Um exemplo é a minivan autônoma R2 da Toyota que acaba de ser relançada.
Com a indústria automotiva se atualizando cada vez mais rápido, é notável que os veículos autônomos sejam os próximos a terem seu desenvolvimento acelerado. E um exemplo de startup que recebeu o apoio de investidores para este tipo de tecnologia é a Nuro, empresa especializada em vans de delivery autônomas, ou seja, que fazem entregas literalmente sozinhas até um ponto pré-determinado.
Falando da minivan em si, ela é um veículo para entregas 100% autônomo, sem dispor de volante e bancos, trazendo um espaço organizado e suficiente para transportar embalagens de todos os tipos. Em relação ao seu tamanho, a Nuro R2 tem 2,75 metros de comprimento por 1,30 metro de largura, enquanto sua estrutura é preparada para receber a absorção de energia em caso de algum acidente, principalmente se houver uma colisão frontal.
Equipado com bateria de 31 Kwh, o veículo autônomo pode alcançar a velocidade máxima de 50 km/h, mais do que suficiente para efetuar entregas locais. A empresa destaca que a segurança não é comprometida para os pedestres, já que há um sistema de proteção que modifica sua direção para ser o 'veículo ideal para a vizinhança' e, assim, evitar potenciais acidentes.
A Nuro recebeu 600 milhões de euros na sua última procura de investidores. Com essa nova ronda de investimentos, que teve como protagonista a Tiger Global Management (em que participa a Toyota, através da Woven Capital), a Nuro atingiu um valor de mercado de 7,5 bilhões de euros, um avanço e tanto, ainda mais se lembrarmos que seu valor ficava na casa dos 4,3 bilhões nos anos anteriores. E como esses grandes projetos requerem mais do que investimentos, é essencial que essas startups consigam fazer parceria com empresas grandes para o andamento de um novo projeto.
É nesse sentido que a Nuro confirmou uma parceria com o Google Cloud por 5 anos. De acordo com o Google Cloud, o objetivo é ajudar a Nuro a otimizar a forma de fazer entregas com a minivan autônoma R2 para varejistas e outras empresas, assim, o projeto tem em vista a transformação dos comércios locais. Para este projeto a minivan autônoma terá papel primordial, já que ela foi projetada do zero para fazer entregas em rotas de bairro.
Nos Estados Unidos o órgão de segurança NHTSA aprovou em fevereiro a colocação de 5.000 minivans autônomas R2 nas ruas no prazo de dois anos. Vale lembrar que a Nuro não deu detalhes de quantos veículos rodam hoje na terra do tio Sam sem motorista, mas sabe-se que a van R2 roda em testes em algumas cidades dos Estados Unidos como Houston, Phoenix e Mountain View.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida