Os carros elétricos já são realidade. Prova disso é que eles deverão dominar as ruas da Europa a partir de 2035 quando os modelos equipados com motores a combustão serão proibidos de rodar por lá. Mas o que dizer dos veículos autônomos? Acredite: esses deverão estar entre nós mais cedo do que imaginamos. Pelo menos para algumas funções. Um exemplo é a minivan autônoma R2 da Toyota que acaba de ser relançada.
Com a indústria automotiva se atualizando cada vez mais rápido, é notável que os veículos autônomos sejam os próximos a terem seu desenvolvimento acelerado. E um exemplo de startup que recebeu o apoio de investidores para este tipo de tecnologia é a Nuro, empresa especializada em vans de delivery autônomas, ou seja, que fazem entregas literalmente sozinhas até um ponto pré-determinado.
Falando da minivan em si, ela é um veículo para entregas 100% autônomo, sem dispor de volante e bancos, trazendo um espaço organizado e suficiente para transportar embalagens de todos os tipos. Em relação ao seu tamanho, a Nuro R2 tem 2,75 metros de comprimento por 1,30 metro de largura, enquanto sua estrutura é preparada para receber a absorção de energia em caso de algum acidente, principalmente se houver uma colisão frontal.
Equipado com bateria de 31 Kwh, o veículo autônomo pode alcançar a velocidade máxima de 50 km/h, mais do que suficiente para efetuar entregas locais. A empresa destaca que a segurança não é comprometida para os pedestres, já que há um sistema de proteção que modifica sua direção para ser o 'veículo ideal para a vizinhança' e, assim, evitar potenciais acidentes.
A Nuro recebeu 600 milhões de euros na sua última procura de investidores. Com essa nova ronda de investimentos, que teve como protagonista a Tiger Global Management (em que participa a Toyota, através da Woven Capital), a Nuro atingiu um valor de mercado de 7,5 bilhões de euros, um avanço e tanto, ainda mais se lembrarmos que seu valor ficava na casa dos 4,3 bilhões nos anos anteriores. E como esses grandes projetos requerem mais do que investimentos, é essencial que essas startups consigam fazer parceria com empresas grandes para o andamento de um novo projeto.
É nesse sentido que a Nuro confirmou uma parceria com o Google Cloud por 5 anos. De acordo com o Google Cloud, o objetivo é ajudar a Nuro a otimizar a forma de fazer entregas com a minivan autônoma R2 para varejistas e outras empresas, assim, o projeto tem em vista a transformação dos comércios locais. Para este projeto a minivan autônoma terá papel primordial, já que ela foi projetada do zero para fazer entregas em rotas de bairro.
Nos Estados Unidos o órgão de segurança NHTSA aprovou em fevereiro a colocação de 5.000 minivans autônomas R2 nas ruas no prazo de dois anos. Vale lembrar que a Nuro não deu detalhes de quantos veículos rodam hoje na terra do tio Sam sem motorista, mas sabe-se que a van R2 roda em testes em algumas cidades dos Estados Unidos como Houston, Phoenix e Mountain View.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'