Na história global, 2020 e 2021 serão anos marcantes. Olhando para o mercado de automóveis, o ano passado foi marcado pelas paralisações por meses de fábricas e lojas. Em 2021, apesar de menos tempo fechadas pelas pandemias, as lojas e fábricas enfrentam um outro problema: a escassez de peças e componentes, principalmente eletrônicos, e menos carros em estoque - ou nem isso.
Para ver como isso afeta nosso mercado, vamos considerar os números de emplacamentos acumulados até outubro de 2019, 2020 e 2021 pela Fenabrave. Com isso, conseguimos ver o quanto o mercado foi prejudicado e, ao mesmo tempo, os modelos mais prejudicados e os que se aproveitaram bem disso para crescer, mesmo em um cenário totalmente contrário para isso.
Em 2019 e 2020, o Chevrolet Onix dominou as vendas com uma boa vantagem. Mas o que mais chama a atenção é que, neste mesmo período, tinha mais de 200 mil unidades já emplacadas, contra cerca de 104.000 em 2020. Neste ano, a Strada domina com 91.514 unidades até outubro, próximo de 2020, mas bem longe de como foi 2019. Em compensação, o segundo colocado, o Argo, emplacou mais de 73 mil unidades, antes 66 mil do HB20 no ano passado - mas longe dos 86.000 do Ford Ka há dois anos.
Os Fiat Strada e Argo aproveitaram a baixa do Chevrolet Onix e registram seus melhores resultados no triênio. O Hyundai HB20 entrou na mesma onda e, apesar de estar abaixo de 2019, cresceu na comparação com 2020. Mas a tendência do mercado e das montadoras de priorizar modelos mais caros fica claro aqui: Jeep Renegade, Fiat Toro, Hyundai Creta e VW T-Cross cresceram de 2020 para 2021 e até mesmo olhando para 2019. O mesmo vale para o até então tímido Mobi, mas não para o Renault Kwid.
2019 | 2020 | 2021 | |
1. | Chevrolet Onix (200.588) | Chevrolet Onix (104.494) | Fiat Strada (91.514) |
2. | Ford Ka (86.443) | Hyundai HB20 (66.652) | Fiat Argo (73.795) |
3. | Hyundai HB20 (85.861) | Fiat Strada (60.040) | Hyundai HB20 (72.989) |
4. | Renault Kwid (70.935) | Chevrolet Onix Plus (58.345) | Jeep Renegade (65.393) |
5. | Chevrolet Prisma (69.673) | Volkswagen Gol (54.771) | Fiat Mobi (62.465) |
6. | Volkswagen Gol (66.845) | Ford Ka (51.902) | Fiat Toro (59.833) |
7. | Fiat Strada (63.587) | Fiat Argo (49.071) | Jeep Compass (58.955) |
8. | Fiat Argo (62.696) | Volkswagen T-Cross (47.125) | Chevrolet Onix (52.771) |
9. | Volkswagen Polo (58.560) | Jeep Renegade (42.445) | Hyundai Creta (52.622) |
10. | Jeep Renegade (56.791) | Fiat Toro (40.380) | Volkswagen Gol (51.035) |
11. | Fiat Toro (52.794) | Jeep Compass (39.843) | Volkswagen T-Cross (51.008) |
12. | Jeep Compass (49.324) | Renault Kwid (39.212) | Renault Kwid (42.431) |
13. | Toyota Corolla (46.948) | Chevroler Tracker (36.197) | Chevrolet Onix Plus (38.081) |
14. | Hyundai Creta (46.231) | Hyundai Creta (35.901) | Chevrolet Tracker (36.748) |
15. | Fiat Mobi (45.441) | Fiat Mobi (35.383) | Toyota Hilux (36.383) |
16. | Nissan Kicks (45.057) | Volkswagen Polo (34.320) | Volkswagen Nivus (33.905) |
17. | Ford Ka Sedan (41.583) | Toyota Corolla (31.009) | Toyota Corolla (33.468) |
18. | Renault Sandero (40.307) | Nissan Kicks (29.870) | Honda HR-V (31.843) |
19. | Honda HR-V (39.582) | Toyota Hilux (26.039) | Nissan Kicks (30.392) |
20. | Volkswagen Virtus (38.608) | Honda HR-V (25.122) | Chevrolet S10 (29.726) |
Em participação de mercado, a Fiat se tornou a líder em 2021 com 22,53% no período (automóveis e comerciais leves). Superou o resultado da Chevrolet de 2020, mas não a de 2019 em unidades. A Volkswagen se mantém na segunda colocação, mas com menos unidades que 2019 e pouco inferior a 2020. A Hyundai cresceu na comparação com 2020, mas apesar de maior participação, não em unidades de 2019.
Por motivos já conhecidos, a Ford está na décima colocação depois de limitar sua linha de produtos a segmentos superiores e sem produção brasileira. A Jeep segue crescendo, já deixando Honda e Renault. Curiosamente, não há variação das 10 marcas que compõe a lista, apenas suas posições, o que deve mudar em novembro - a Caoa Chery está a menos de 800 unidades de ocupar a vaga da Ford.
2019 | 2020 | 2021 | |
1. | Chevrolet (389.040 - 17,88%) | Chevrolet (257.125 - 17,1%) | Fiat (364.887 - 22,53%) |
2. | Volkswagen (336.133 - 15,45%) | Volkswagen (255.673 - 17%) | Volkswagen (252.926 - 15,61%) |
3. | Fiat (299.639 - 13,77%) | Fiat (242.638 - 16,13%) | Chevrolet (180.010 (11,11%) |
4. | Renault (194.116 - 8,92%) | Hyundai (128.174 - 8,52%) | Hyundai (153.009 - 9,45%) |
5. | Ford (180.164 (8,28%) | Ford (107.922 - 7,18%) | Toyota (139.801 - 8,63%) |
6. | Toyota (176.067 - 8,09%) | Toyota (107.429 - 7,14%) | Jeep (124.462 - 7,71%) |
7. | Hyundai (172.333 - 7,92%) | Renault (103.577 - 6,89%) | Renault (103.727 - 6,4%) |
8 | Honda (106.969 - 4,92%) | Jeep (82.601 - 5,49%) | Honda (68.513 - 4,23%) |
9. | Jeep (106.422 - 4,89%) | Honda (65.548 - 4,36%) | Nissan (52.613 (3,25%) |
10. | Nissan (78.113 - 3,59%) | Nissan (49.355 - 3,28%) | Ford (33.112 - 2,04%) |
No geral, temos um cenário de recuperação de 2020 para 2021. Destaque para o crescimento dos comerciais leves, como a Strada, Hilux e S10. Aliás, este segmento cresce até diante de 2019, mas o de automóveis ainda se vê longe do patamar de 2 anos. Ou seja, teremos um provável ano positivo, mesmo sem carros nas lojas para entregar, mas voltar a patamares anteriores será uma dura missão.
2019 | 2020 | 2021 | |
Automóveis | 1.849.899 | 1.243.411 | 1.275.878 |
Comerciais Leves | 326.246 | 260.434 | 344.027 |
Total | 2.176.145 | 1.503.845 | 1.619.905 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
SUVs em outubro: Jeep Compass lidera e Tiggo 7 tem recorde de vendas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Sedãs em outubro: BYD King supera Nissan Sentra; veja o ranking