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Como estão as vendas de carros em 2021 em comparação com 2019 e 2020?

Considerando os acumulados até outubro, veja quais modelos cresceram e quais caíram (e quanto)

Fiat Concessionária 2021

Na história global, 2020 e 2021 serão anos marcantes. Olhando para o mercado de automóveis, o ano passado foi marcado pelas paralisações por meses de fábricas e lojas. Em 2021, apesar de menos tempo fechadas pelas pandemias, as lojas e fábricas enfrentam um outro problema: a escassez de peças e componentes, principalmente eletrônicos, e menos carros em estoque - ou nem isso.

Para ver como isso afeta nosso mercado, vamos considerar os números de emplacamentos acumulados até outubro de 2019, 2020 e 2021 pela Fenabrave. Com isso, conseguimos ver o quanto o mercado foi prejudicado e, ao mesmo tempo, os modelos mais prejudicados e os que se aproveitaram bem disso para crescer, mesmo em um cenário totalmente contrário para isso. 

Modelos

Em 2019 e 2020, o Chevrolet Onix dominou as vendas com uma boa vantagem. Mas o que mais chama a atenção é que, neste mesmo período, tinha mais de 200 mil unidades já emplacadas, contra cerca de 104.000 em 2020. Neste ano, a Strada domina com 91.514 unidades até outubro, próximo de 2020, mas bem longe de como foi 2019. Em compensação, o segundo colocado, o Argo, emplacou mais de 73 mil unidades, antes 66 mil do HB20 no ano passado - mas longe dos 86.000 do Ford Ka há dois anos. 

Os Fiat Strada e Argo aproveitaram a baixa do Chevrolet Onix e registram seus melhores resultados no triênio. O Hyundai HB20 entrou na mesma onda e, apesar de estar abaixo de 2019, cresceu na comparação com 2020. Mas a tendência do mercado e das montadoras de priorizar modelos mais caros fica claro aqui: Jeep Renegade, Fiat Toro, Hyundai Creta e VW T-Cross cresceram de 2020 para 2021 e até mesmo olhando para 2019. O mesmo vale para o até então tímido Mobi, mas não para o Renault Kwid.

  2019 2020 2021
1. Chevrolet Onix (200.588) Chevrolet Onix (104.494) Fiat Strada (91.514)
2. Ford Ka (86.443) Hyundai HB20 (66.652) Fiat Argo (73.795)
3. Hyundai HB20 (85.861) Fiat Strada (60.040) Hyundai HB20 (72.989)
4. Renault Kwid (70.935) Chevrolet Onix Plus (58.345) Jeep Renegade (65.393)
5. Chevrolet Prisma (69.673) Volkswagen Gol (54.771) Fiat Mobi (62.465)
6. Volkswagen Gol (66.845) Ford Ka (51.902) Fiat Toro (59.833)
7. Fiat Strada (63.587) Fiat Argo (49.071) Jeep Compass (58.955)
8. Fiat Argo (62.696) Volkswagen T-Cross (47.125) Chevrolet Onix (52.771)
9. Volkswagen Polo (58.560) Jeep Renegade (42.445) Hyundai Creta (52.622)
10. Jeep Renegade (56.791) Fiat Toro (40.380) Volkswagen Gol (51.035)
11. Fiat Toro (52.794) Jeep Compass (39.843) Volkswagen T-Cross (51.008)
12. Jeep Compass (49.324) Renault Kwid (39.212) Renault Kwid (42.431)
13. Toyota Corolla (46.948) Chevroler Tracker (36.197) Chevrolet Onix Plus (38.081)
14. Hyundai Creta (46.231) Hyundai Creta (35.901) Chevrolet Tracker (36.748)
15. Fiat Mobi (45.441) Fiat Mobi (35.383) Toyota Hilux (36.383)
16. Nissan Kicks (45.057) Volkswagen Polo (34.320) Volkswagen Nivus (33.905)
17. Ford Ka Sedan (41.583) Toyota Corolla (31.009) Toyota Corolla (33.468)
18. Renault Sandero (40.307) Nissan Kicks (29.870) Honda HR-V (31.843)
19. Honda HR-V (39.582) Toyota Hilux (26.039) Nissan Kicks (30.392)
20. Volkswagen Virtus (38.608) Honda HR-V (25.122) Chevrolet S10 (29.726)

Marcas

Em participação de mercado, a Fiat se tornou a líder em 2021 com 22,53% no período (automóveis e comerciais leves). Superou o resultado da Chevrolet de 2020, mas não a de 2019 em unidades. A Volkswagen se mantém na segunda colocação, mas com menos unidades que 2019 e pouco inferior a 2020. A Hyundai cresceu na comparação com 2020, mas apesar de maior participação, não em unidades de 2019.

Por motivos já conhecidos, a Ford está na décima colocação depois de limitar sua linha de produtos a segmentos superiores e sem produção brasileira. A Jeep segue crescendo, já deixando Honda e Renault. Curiosamente, não há variação das 10 marcas que compõe a lista, apenas suas posições, o que deve mudar em novembro - a Caoa Chery está a menos de 800 unidades de ocupar a vaga da Ford.

  2019 2020 2021
1. Chevrolet (389.040 - 17,88%) Chevrolet (257.125 - 17,1%) Fiat (364.887 - 22,53%)
2. Volkswagen (336.133 - 15,45%) Volkswagen (255.673 - 17%) Volkswagen (252.926 - 15,61%)
3. Fiat (299.639 - 13,77%) Fiat (242.638 - 16,13%) Chevrolet (180.010 (11,11%)
4. Renault (194.116 - 8,92%) Hyundai (128.174 - 8,52%) Hyundai (153.009 - 9,45%)
5. Ford (180.164 (8,28%) Ford (107.922 - 7,18%) Toyota (139.801 - 8,63%)
6. Toyota (176.067 - 8,09%) Toyota (107.429 - 7,14%) Jeep (124.462 - 7,71%)
7. Hyundai (172.333 - 7,92%) Renault (103.577 - 6,89%) Renault (103.727 - 6,4%)
8 Honda (106.969 - 4,92%) Jeep (82.601 - 5,49%) Honda (68.513 - 4,23%)
9. Jeep (106.422 - 4,89%) Honda (65.548 - 4,36%)  Nissan (52.613 (3,25%)
10. Nissan (78.113 - 3,59%) Nissan (49.355 - 3,28%) Ford (33.112 - 2,04%)

Mercado em geral

No geral, temos um cenário de recuperação de 2020 para 2021. Destaque para o crescimento dos comerciais leves, como a Strada, Hilux e S10. Aliás, este segmento cresce até diante de 2019, mas o de automóveis ainda se vê longe do patamar de 2 anos. Ou seja, teremos um provável ano positivo, mesmo sem carros nas lojas para entregar, mas voltar a patamares anteriores será uma dura missão.

  2019 2020 2021
Automóveis 1.849.899 1.243.411 1.275.878
Comerciais Leves 326.246 260.434 344.027
Total 2.176.145 1.503.845 1.619.905
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