A Ferrari ampliou sua linha Icona com um terceiro - o Daytona SP3. É o último modelo da série, que reinterpreta os desenhos clássicos da Ferrari para a era moderna. A Daytona, que estreou no Circuito de Mugello durante a Ferrari Finali Mondiali 2021, volta ao passado para encontrar influências dos 330 P3/4, 350 Can-Am, 512 S, e outros carros de corrida da Ferrari. Ela se une ao Monza SP1 e SP2 no estábulo Icona da marca.

O Daytona tem um projeto totalmente exclusivo e é o modelo mais aerodinâmico e eficiente da Ferrari já construído - e isso sem nenhuma parte aerodinâmica ativa e um motor mais potente. Aerodinâmica e refrigeração foram componentes vitais do projeto do carro, resultando em grandes aberturas e entradas de ar. Mesmo a espessa porta borboleta apresenta uma grande entrada que canaliza o ar para os radiadores montados lateralmente.

Ferrari Daytona SP3

O aspecto mais marcante do projeto é a traseira, onde a Ferrari colocou algumas barras verticais que a atravessam. As lanternas são compostas por barras horizontais logo abaixo do spoiler, embora se integrem bem com o resto das lâminas. As ponteiras de escape duplas montadas centralmente se posicionam no alto do agressivo difusor traseiro.

O design exterior influenciou muito o layout interior, com o pára-brisas envolvente na cabine. Os bancos são integrados ao chassi com pedaleiras ajustáveis, enquanto a Interface Homem-Máquina da Ferrari permite aos motoristas manter as mãos no volante para controlar 80% das funções do veículo.

010
019
036

O motor do Daytona - e necessitando de toda essa gestão térmica - é um V12 de 6.5 renovado emprestado da 812 Competizione. A Ferrari trabalhou para reduzir o peso e a inércia do motor, adotando bielas de titânio, novos pinos de pistão com tratamento Diamond Like Carbon, e um virabrequim reequilibrado que é 3% mais leve.

O motor, o F140HC, agora tem 839 cv (617 kw) e 71,1 kgfm de torque, tornando-o o motor mais potente que a Ferrari já construiu. O motor grita até as 9.500 rpm, e está ligado a a uma caixa de câmbio de 7 marchas. A Daytona pode atingir 100 km/h em 2,86 segundos e só precisa de 7,4 segundos para chegar aos 200 km/h.

007
005

A Ferrari diz que "redesenhou radicalmente" a admissão do motor, agora com um coletor mais compacto e do tipo Plenum. A potência é boa, embora o motor produza 30% menos emissões e formações de partículas do que a 812 Comp. Limpo!

A Ferrari usou materiais compostos para o chassi e a carroceria, incluindo fibra de carbono e Kevlar. A Ferrari também encarregou a Pirelli de criar um pneu específico para o SP3, otimizando o pneu tanto para o desempenho em piso molhado quanto seco. A Daytona é também a primeira Ferrari V12 a obter o Dynamic Enhancer da empresa, o que torna a condução do carro no limite mais manejável e mais controlável.

A Ferrari não detalha um preço ou quão limitada será a produção, embora esperemos que a maioria, se não todos, já tenha proprietários. A Ferrari não disse quando começam as entregas.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com