A Renault comemora na Índia feito histórico alcançado pelo compacto Kwid no mercado: 400 mil unidades comercializadas localmente. Lançado no país em 2015, o modelo desempenhou papel estratégico no crescimento da marca no país e até hoje é considerado um dos principais produtos da marca na região. Não por acaso, foi desenvolvido por lá e lançado localmente antes de qualquer outro mercado.
O Kwid foi oficialmente lançado em setembro de 2015 e chegou às lojas com preços bastante agressivos. Não por acaso, caiu rápido no gosto do consumidor e alcançou 100 mil unidades vendidas logo no ano seguinte. Tem produção concentrada na fábrica de Chennai, no sul do país, e conta com aproximadamente 98% de conteúdo oriundos de fornecedores locais.
Atualmente, é comercializado nas versões RXE, RXL, RXT, RXT (O) e Climber (O). Nos modelos mais caros, conta com itens como sistema multimídia de de 8,0 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, rodas de 14 polegadas, barras de teto, ar-condicionado, apoio de braço central traseiro, airbags frontais (não obrigatórios na Índia), freios ABS com EBD e sensores de estacionamento.
Sob o capô, são oferecidas duas opções de motorização: 0.8 com 54 cv de potência e 1.0 de 68 cv. Dependendo do caso, o câmbio pode ser manual de 5 marchas ou automatizado AMT. O preço inicial é de 400 mil rúpias, ou seja, aproximadamente R$ 29.625 numa conversão direta. O principal concorrente local é o Suzuki S-Presso.
Por aqui, o Kwid está à venda desde 2017 e não deve demorar para receber importantes atualizações no visual. O modelo adotará o design renovado lançado na Índia desde 2019 e se alinhará aos lançamentos mais recentes da Renault. A estreia está prevista para acontecer em dezembro.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Em guerra de preços, Mobi e Kwid saem pelos mesmos R$ 63.990
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Após "cancelamento", Renault Kwid voltará à Argentina em 2025
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Renault Kwid encarece e Fiat Mobi volta a ser o carro mais barato do Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Em promoção, Mobi e Kwid disputam posto de carro mais barato do Brasil