O novo Honda HR-V 2023 será um SUV compacto ou médio?
Afinal, nova geração será posicionada acima do atual ou na mesma turma?
A Honda tem um forte lançamento em 2022. A nova geração do HR-V será produzida em Itirapina (SP) e tomará o lugar do Civic como o mais refinado produzido localmente. No fundo, sabemos que era questão de tempo para isso acontecer, considerando que o atual HR-V é o modelo mais vendido da marca por aqui.
Mas muito se fala sobre o novo HR-V 2023 deixar de enfrentar a turma dos compactos e mirar para cima, como Toyota Corolla Cross ou Jeep Compass. Vamos conversar sobre isso? Afinal, hoje o SUV da Honda já consegue se aproximar dos médios em medidas, mas muito o deixa ainda entre os compactos.
Cresceu ou não?
A nova geração do Honda HR-V mudou muito seu visual. Do anterior, o leve caimento na traseira, um jeito de cupê leve, e as maçanetas traseiras integradas na coluna C. Em dimensões, temos um SUV 11 mm maior no comprimento, com 4.340 mm - o novo Hyundai Creta tem 4.300 mm em nova geração, um dos maiores entre os compactos. O Jeep Compass tem 4.404 mm.
O entre-eixos de 2.610 mm é o mesmo do atual. O Jeep Compass tem 2.636 mm, enquanto o Corolla Cross tem 2.640 mm. Na largura, 1.790 mm contra os 1.772 mm atuais. Em altura, o novo HR-V é um pouco mais baixo que o atual, com 1.582 mm. Veja na tabela abaixo a comparação entre o novo HR-V, o atual e os médios Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Novo HR-V | Atual HR-V | Compass | Corolla Cross | |
Comprimento | 4.340 mm | 4.329 mm | 4.404 mm | 4.460 mm |
Largura | 1.790 mm | 1.722 mm | 1.819 mm | 1.825 mm |
Altura | 1.582 mm | 1.586 mm | 1.625 mm | 1.620 mm |
Entre-eixos | 2.610 mm | 2.610 mm | 2.636 mm | 2.640 mm |
Em números puros, o Honda HR-V 2023 seguirá na turma dos compactos. Pode se tornar opção aos médios em versões mais caras, por exemplo. É esperado com o conjunto híbrido e:HEV, além do 1.5 aspirado esperado para os novos City, bem mais moderno que o atual. O 1.5 turbo pode aparecer em versões acima, por exemplo, apesar da Europa só ter o HR-V híbrido. Vale lembrar que os Estados Unidos terão um HR-V exclusivo, atuando como modelo de entrada.
O que podemos esperar então? Uma evolução do SUV da Honda, mas ainda sem atacar diretamente os médios. Seu espaço interno é bom e deverá melhorar, um dos argumentos que a marca pode usar diante dos médios, por exemplo. Tudo dependerá também da faixa de preços, já que o acabamento e lista de equipamentos também evoluirão, com pacote de segurança ativa bem melhorado na comparação com o atual.
Com unidades já em teste no Brasil, o novo Honda HR-V deve ser apresentado ainda no primeiro semestre de 2022. A produção será em Itirapina, ao lado dos novos City e City Hatch. O Civic entrará na turma dos importados, ao lado do Accord e:HEV e CR-V.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Flagra: novo Honda HR-V 2026 já roda em testes no Brasil
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Honda HR-V 2025 é lançado com facelift; veja o que muda
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5T e o preço do sucesso