Veículo mais vendido da marca coreana no Brasil, o Kia Sportage prepara-se para receber sua nova geração em breve. O Grupo Gandini, representante oficial da empresa no país, planeja iniciar as vendas do SUV médio repaginado por aqui em março do ano que vem. E, para diferenciá-lo no segmento, apostará nas versões com motorização híbrida convencional e híbrida-leve de 48V.
Desde o início do ano a Kia fala sobre eletrificação no Brasil, investindo mais em modelos deste tipo do que em carros com motorizações apenas a combustão. Tanto que a promessa era que o Niro chegasse no 1º trimestre, o que não aconteceu. A chegada do novo Kia Sportage ajudará nestes planos, por ser um nome forte no mercado e com duas opções híbridas.
Para quem quer só um gostinho, o Sportage estará disponível com 1.6 turbo com sistema híbrido-leve, que em outros países é oferecido nas versões de 149 cv ou 179 cv, usando uma transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 marchas (existe também uma manual de 6 marchas, que obviamente não virá para cá). O mais provável é que a Kia aposta na variante de 179 cv para que tenha mais argumentos de venda contra seus rivais.
Já os clientes que quiserem uma eletrificação mais profunda poderão escolher o Sportage com um 1.6 combinado a um motor elétrico, entregando um total de 229 cv de potência. Utiliza baterias de 1,49 kWh que serão recarregadas com o movimento do veículo, da mesma forma que no Toyota Corolla Hybrid ou no Honda Accord Hybrid. O SUV até tem uma terceira opção, com um sistema híbrido plug-in de 265 cv e baterias de 13,8 kWh, contando com cerca de 50 km de autonomia elétrica. Porém, não virá ao Brasil pois ficaria muito caro.
Em sua quinta geração, o SUV médio fez sua estreia no mercado global em junho, mostrando como o Grupo Gandini correu para homologar e trazer o carro ao Brasil. Como tem feito nos últimos lançamentos, a Kia ousou bastante no design com uma identidade visual totalmente nova, batizada como “Digital Tiger Face”. É destacada pela grade dianteira larga e a iluminação diurna em LED em forma de bumerangue. A traseira também é bem incomum, ao usar lanternas em um formato bem diferenciado.
Já que apostará nas versões híbridas, espere que o novo Sportage desembarque no Brasil com o máximo de equipamentos possível, contando com itens como sistema de som Harman Kardon, painel de instrumentos digital de 12”, central multimídia com display de 12”, frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e muito mais. Atualmente, a quarta geração do Sportage é vendida a partir de R$ 175.990, mas pode esperar que os preços subam consideravelmente e tenha um valor inicial acima de R$ 200 mil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia Sportage 2026 renova visual e abandona câmbio de dupla embreagem
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Kia Sportage 2026: reestilização é antecipada em primeiras imagens
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Reino Unido em julho: Kia Sportage é o preferido pelo 3º mês seguido
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Kia Sportage 2025 tem visual reestilizado adiantado em projeção