Lançado em outubro, o Fiat Pulse parece ter caído nas graças do consumidor. Desde que foi apresentado, o novo SUV compacto da marca italiana continua chamando a atenção pelos números que vêm alcançando na pré-venda: agora o novo modelo chegou a marca de 9 mil carros reservados durante o período – e isso em apenas três semanas, ou 21 dias.
Para chegar ao número de 9 mil carros reservados desde que foi lançado no Brasil, o novo Fiat Pulse acumula outros feitos que surpreendem mesmo até a montadora. Nada menos que 4 mil unidades do SUV compacto foram reservadas em um período de 48 horas, número que superou até a quantidade de emplacamentos do Chevrolet Tracker (3.936) em setembro deste ano, por exemplo. E isso não é “só”: quando completou 96 horas na pré-venda, o SUV compacto da Fiat bateu 5.500 reservas.
“Fazendo um exercício hipotético, se emplacássemos esses veículos em um mesmo mês, o Fiat Pulse seria o líder do ranking de vendas no Brasil”, comemora Herlander Zola, diretor do Brand Fiat América do Sul e Operações Comerciais Brasil. E a afirmação realmente faz sentido, já que o carro mais vendido no último mês de outubro foi o Fiat Argo ao emplacar 8.381 unidades, seguido pelo Jeep Renegade (6.723) e Jeep Compass (6.097) no pódio.
De acordo com a Fiat, quem quisesse adquirir o novo Pulse durante o período de pré-venda, que já foi encerrado, teria que pagar um sinal de R$ 3 mil. A montadora anunciou também que as primeiras unidades do modelo começaram a ser entregues aos clientes, isso mesmo com a situação atual desafiadora na indústria automotiva que enfrenta a escassez de semicondutores. Como forma de transparência, a Fiat informou os clientes do Pulse que o prazo de espera pelo carro poderia levar de 30 a 90 dias dependendo da versão e dos equipamentos escolhidos, o que era avisado já no ato da compra.
Com o período de pré-venda já encerrado, o Fiat Pulse agora pode ser comprado normalmente nas 521 concessionárias da marca espalhadas pelo Brasil. O novo SUV é comercializado num total de cinco versões: Drive 1.3 Flex Manual, Drive 1.3 Flex Automática, Drive Turbo 200 Flex Automática, Audace Turbo 200 Flex Automática e Impetus Turbo 200 Flex Automática.
Produzido na fábrica da Fiat em Betim (MG), o novo Pulse usa uma variação da plataforma do Argo, modificada e batizada de MLA. Nas medidas são 4,10 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,58 m de altura e 2,53 metros de entre-eixos. Para comparação, o Argo tem 3,99 metros, 1,72 m, 1,50 m e 2,52 m, respectivamente. Atualmente, seus rivais serão o Volkswagen Nivus, Caoa Chery Tiggo 3X e Honda WR-V.
O Pulse foi o responsável por estrear o novo motor 1.0 turbo da Fiat, disponível nas versões T200 e que rende até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Está disponível ainda versões com o motor 1.3 Firefly nas configurações de entrada, com até 107 cv e 13,7 kgfm e opção de câmbio manual de 5 marchas ou automático CVT. Já as versões turbo têm transmissão automática convencional de 6 velocidades.
Além do motor turbo, o Pulse se destaca também pela ampla lista de itens de série desde a versão básica Drive 1.3 manual. Ela soma ar-condicionado automático, controles de tração e estabilidade, central multimídia com tela de 8,4" com suporte a Apple Car Play e Android Auto sem fio, direção elétrica, faróis e lanternas de LED, 4 airbags, assistente partida em rampa, piloto automático, rodas de liga leve de 16", sensor de estacionamento traseiro, monitor de pressão dos pneus e painel de instrumentos com tela de 3,5".
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: Fiat Pulse e Fastback serão primeiros híbridos-leves da marca
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Fiat Pulse Drive 1.3 AT tem desconto de até R$ 9.000 no preço
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Fiat Pulse volta a ter versão Drive 1.0 T200, a turbo de entrada