Depois de muita expectativa, a nova Chevrolet Montana é flagrada pela primeira vez no Brasil. A foto que abre esta nota foi publicada primeiramente pelo site Primeira Marcha, que gentilmente cedeu a imagem para mostramos para vocês aqui no Motor1.com. Até então, o único registro da nova geração da picape tinha sido feito do outro lado do mundo, na Coreia do Sul.
Pela nova imagem registrada agora em terras tupiniquins, é possível confirmar que a nova Montana terá mesmo o esquema de faróis duplos, onde o farol principal está posicionado na parte inferior e acima ficará a iluminação diurna em LED. Apesar da futura rival Fiat Toro contar essa mesma ideia de design, vale lembrar que há algum tempo a GM usa em outros modelos esse mesmo tipo de farol dividido em duas seções, à exemplo da nova geração do Blazer e Trailblazer chinês. No entanto, essa nova linguagem de design para os modelos da marca ainda é inédita no Brasil.
Outros detalhes possíveis de ver, apesar do pano preto aplicado em quase toda porção frontal, são os contornos da grade logo acima da placa. Há também uma linha na parte superior que deverá ser outro acabamento da grade e que provavelmente ligará as luzes diurnas de LED acima dos faróis principais. Não estranhem o dispositivo nas rodas que parece aquele rodoar usado geralmente em caminhões: esse componente acoplado em todas as rodas provavelmente é algum equipado de medição para os testes de rodagem. Outro detalhe é que a nova Montana contará com retrovisores mais quadrados para reforçar a impressão de robustez.
No mais, tudo o que sabemos da parte traseira foi revelado no flagra passado na Coreia do Sul. Nas imagens foi possível ver que a caçamba será bem curta, nos levamos a acreditar que a nova Montana terá porte intermediário entre a Fiat Strada e Toro, mas ainda assim a nova geração da picape será maior que a antiga Montana com frente de Agile. As lanternas estavam cobertas, não sendo possível ver seu formato, enquanto a tampa da caçamba terá abertura convencional em vez da solução da Toro, com peça dividida.
Com produção confirmada para a fábrica de São Caetano do Sul (SP), que já está sendo preparada para fabricar a nova picape, a Montana terá a mesma plataforma usada no Onix, Onix Plus e o Tracker. A expectativa é que a nova Montana use um dos motores disponívels e os rumores mais fortes apontam para o 1.2 turbo do Tracker.
No SUV compacto, este propulsor entrega 133 cv a 5.500 rpm e 21,4 kgfm de torque a 2.000 rpm, quando abastecido com etanol. Mas de acordo com especulações, este motor 1.2 turbo receberia injeção direta para entregar mais força, algo bem-vindo em uma picape que também deve ter força suficiente para rodar com a caçamba cheia sem qualquer problema. Porém essa questão técnica ainda está incerta, já que tudo é muito recente.
Com este primeiro flagra registrado da picape, outros deverão surgir daqui em diante. O que está confirmado oficialmente até agora é o nome Chevrolet Montana, assim mantendo o nome da picapinha anterior já fora de linha(por mais que ela mude totalmente). Até o momento, a GM revelou um esboço da picape de perfil e disse que “estrará um conceito inédito de picape para a marca, que colocará o produto em um outro patamar, o se traduz para o consumidor em um automóvel de diferentes dimensões e muito mais evoluído do ponto de vista arquitetônico, com melhor dinâmica, eficiência e conteúdo.”
A GM já confirmou seus quatro lançamentos para 2021 (Bolt e S10 Z71, já lançados, além dos futuros e novos Cruze RS e Equinox) e, por isso, a nova Montana deverá estrear somente em 2022.
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