Em mais um mês de queda generalizada, o segmento de hatches perdeu fôlego. Somando as três categorias, as 37.774 unidades emplacadas representaram uma retração de quase 47,5% frente ao mesmo período de 2020 (71.890). Já na comparação com setembro (33.552), o mercado cresceu 12,6%.
Entre os modelos de entrada, apenas quatro tiveram emplacamentos registrados, dois dos quais já aposentados – o Chevrolet Celta (2) e o Volkswagen Up! (2). Se no mês anterior o Fiat Mobi (2.945) havia sobrado, em outubro a diferença em relação ao Renault Kwid (2.655) ficou abaixo das 300 unidades. Ambos, aliás, recuaram mais de 40% nos últimos doze meses.
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
OUT/21 |
SET/21 |
OUT/20 |
% OUT 21 |
% SET 21 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
FIAT MOBI |
62466 |
2945 |
4574 |
5098 |
52,55% |
69,94% |
-35,61% |
-42,23% |
2º |
RENAULT KWID |
42431 |
2655 |
1963 |
5022 |
47,38% |
30,02% |
35,25% |
-47,13% |
3º |
CHEVROLET CELTA |
4 |
2 |
0 |
1 |
0,04% |
0,00% |
- |
100,00% |
4º |
VW UP! |
1977 |
2 |
3 |
274 |
0,04% |
0,05% |
-33,33% |
-99,27% |
|
|
106878 |
5604 |
6540 |
10395 |
100,00% |
100,00% |
-14,31% |
-46,09% |
Na faixa intermediária, o Argo (8.381) reassumiu com folga a liderança perdida para o HB20 (5.844) no último ranking e que já ocupava de maneira ininterrupta desde maio. Com o desempenho de outubro, o representante da Fiat também voltou ao topo no acumulado do ano, embora a vantagem sobre o Hyundai seja inferior a mil unidades.
Numa disputa acirradíssima pelo 3º lugar, o Chevrolet Onix definiu a vitória sobre o VW Gol por apenas 138 unidades (5.157 x 5.039). Acima das mil unidades pelo 6º mês seguido, o Peugeot 208 (2.270) não tinha um desempenho tão bom desde dezembro de 2014 (2.416). Oficialmente aposentado, o Fox ainda conquistou a preferência de 1.595 consumidores. Do VW até o último colocado, todos perderam espaço em relação a 2020.
Atrás do Toyota Yaris (1.087), o VW Polo (1.040) viu desaparecem quase 70% de suas vendas. Mesmo às vésperas da chegada do City Hatch, seu substituto no país, o Honda Fit (512) ainda conseguiu ficar à frente de um Renault Sandero (424) que não tinha um resultado tão fraco desde o final de 2007, quando teve os seus primeiros registros no país. Em mais um mês ruim, o Fiat Uno emplacou apenas 363 unidades.
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
OUT/21 |
SET/21 |
OUT/20 |
% OUT 21 |
% SET 21 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
FIAT ARGO |
73796 |
8381 |
4911 |
7565 |
26,41% |
18,44% |
70,66% |
10,79% |
2º |
HYUNDAI HB20 |
72990 |
5844 |
7147 |
8902 |
18,41% |
26,84% |
-18,23% |
-34,35% |
3º |
CHEVROLET ONIX |
52772 |
5157 |
4311 |
12203 |
16,25% |
16,19% |
19,62% |
-57,74% |
4º |
VW GOL |
51035 |
5039 |
3141 |
8473 |
15,88% |
11,79% |
60,43% |
-40,53% |
5º |
PEUGEOT 208 |
12876 |
2270 |
1697 |
494 |
7,15% |
6,37% |
33,77% |
359,51% |
6º |
VW FOX |
17542 |
1595 |
2334 |
2366 |
5,03% |
8,76% |
-31,66% |
-32,59% |
7º |
TOYOTA YARIS |
18303 |
1087 |
1026 |
2189 |
3,42% |
3,85% |
5,95% |
-50,34% |
8º |
VW POLO |
18377 |
1040 |
759 |
3455 |
3,28% |
2,85% |
37,02% |
-69,90% |
9º |
HONDA FIT |
6318 |
512 |
450 |
1236 |
1,61% |
1,69% |
13,78% |
-58,58% |
10º |
RENAULT SANDERO |
11088 |
424 |
490 |
2418 |
1,34% |
1,84% |
-13,47% |
-82,46% |
11º |
FIAT UNO |
19323 |
363 |
323 |
3592 |
1,14% |
1,21% |
12,38% |
-89,89% |
12º |
FORD KA |
8454 |
23 |
42 |
7489 |
0,07% |
0,16% |
-45,24% |
-99,69% |
13º |
CITROËN C3 |
41 |
2 |
1 |
75 |
0,01% |
0,00% |
100,00% |
-97,33% |
14º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1093 |
2 |
0 |
599 |
0,01% |
0,00% |
- |
-99,67% |
|
|
364008 |
31739 |
26632 |
61056 |
100,00% |
100,00% |
19,18% |
-48,02% |
Já na faixa mais sofisticada, algo inédito: com 192 emplacamentos – recorde para um modelo elétrico no Brasil -, o Nissan Leaf assumiu a posição de honra. Preferido na categoria nos últimos anos, o Chevrolet Cruze Sport 6 (101), em queda de quase 40%, perdeu também a segunda posição para o Mini Cooper (111). Empatados com 11 unidades, BMW i3 e Mercedes Classe A completaram o top 5.
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
OUT/21 |
SET/21 |
OUT/20 |
% OUT 21 |
% SET 21 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
NISSAN LEAF |
236 |
192 |
2 |
46 |
44,55% |
0,53% |
9500,00% |
317,39% |
2º |
MINI COOPER/CLUBMAN/JCW |
799 |
111 |
148 |
101 |
25,75% |
38,95% |
-25,00% |
9,90% |
3º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
1580 |
101 |
188 |
166 |
23,43% |
49,47% |
-46,28% |
-39,16% |
4º |
BMW i3 |
145 |
11 |
24 |
4 |
2,55% |
6,32% |
-54,17% |
175,00% |
5º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
144 |
11 |
16 |
34 |
2,55% |
4,21% |
-31,25% |
-67,65% |
6º |
AUDI A3 |
43 |
4 |
0 |
84 |
0,93% |
0,00% |
- |
-95,24% |
7º |
VW FUSCA |
18 |
1 |
2 |
4 |
0,23% |
0,53% |
-50,00% |
-75,00% |
|
|
2965 |
431 |
380 |
439 |
100,00% |
100,00% |
13,42% |
-1,82% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Peugeot 208 2025 tem preços partindo de R$ 77 mil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Peugeot lança 208 2025 com novo visual e versões atualizadas
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Argentina: Peugeot 208 se aproxima do Fiat Cronos no acumulado do ano
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Flagra: Novo Peugeot 208 2025 seguirá 2008 em melhorias (e cor)