Esperado no Brasil, novo Chevrolet Equinox volta a ser produzido
Fábricas no Canadá e México voltam a operar após meses paradas por falta de semicondutores
Prometido para o nosso mercado ainda em 2021, o Chevrolet Equinox reestilizado ficou sem ser fabricado por meses. Culpa da falta de semicondutores, que continua afetando a indústria. A boa notícia é que as fábricas no Canadá e México, responsáveis pelo SUV médio, voltaram a montá-lo No entanto, uma segunda linha de montagem mexicana só vá retomar a operação no dia 22 de novembro.
Sem chips, a General Motors teve que tomar uma decisão e decidiu deixar de lado o Chevrolet Equinox para usar os componentes em veículos mais caros (e, portanto, mais lucrativos), como as picapes Chevrolet Silverado e GMC Sierra, ou SUVs grandes como Tahoe. Esta decisão fez com que os estoques do Equinox nos EUA despencassem para menos de mil unidades nas concessionárias no início de outubro.
É a segunda vez que o Equinox enfrenta problemas desde que a versão reestilizada foi apresentada no início de 2020. A pandemia forçou o adiamento do lançamento comercial nos EUA para este ano, junto com outras renovações, como o Bolt. Não durou muito tempo em linha e começou a sofrer paradas na produção até que as fábricas foram paralisadas completamente.
A reestilização fez com que o Equinox ficasse mais próximo do Blazer, alterando a grade dianteira e os faróis. A iluminação foi dividida por uma barra cromada, deixando a linha em LED na parte superior, enquanto o conjunto normal fica abaixo. No caso da grade, a fabricante reduziu levemente o seu tamanho, aumentando a passagem de ar no para-choque redesenhado. Tanto a traseira quanto o interior não foram modificados.
Terá mais novidades no pacote de equipamentos. Nos Estados Unidos, o SUV passou a trazer itens como câmera de ré, faróis automáticos, frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa de série, ao invés de fazer parte de um pacote opcional. Ainda tem mais tecnologias como câmera 360°, assistente de estacionamento automático, controle de cruzeiro adaptativo, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e mais, mas todos por um custo extra. Como o Equinox atualmente é vendido somente na versão Premier, a GM deve montar um pacote especial para o Brasil com alguns destes itens sem custo adicional.
Uma mudança importante que aconteceu nos EUA e já foi antecipada no Brasil é o fim da oferta do motor 2.0 turbo de 262 cv compartilhado com o Camaro. Ou seja, o utilitário só terá o 1.5 turbo de 172 cv e 27,8 kgfm, sempre trabalhando em conjunto com uma transmissão automática de 6 marchas e com a opção de tração dianteira ou integral.
Procurada, a General Motors afirma que o cronograma para o Chevrolet Equinox no Brasil não mudou e que a apresentação ainda acontecerá neste ano. A empresa ainda não comenta se irá apenas mostrar o veículo e fazer uma pré-venda, ou se o SUV médio estará disponível no país ainda em 2021.
Fonte: GM Authority
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