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Fiat Argo e Cronos receberão câmbio CVT em 2022; 1.8 sai de linha

Conjunto será o mesmo do Pulse de entrada, com potência reduzida para 107 cv

Fiat Argo Trekking 1.3 2021

O lançamento do Pulse deve causar mais revoluções na linha da Fiat do que apenas estrear seu primeiro SUV. A novidade finalmente trouxe o aguardado câmbio automático de relações continuamente variáveis, o CVT, em conjunto com o motor 1.3 nas versões de entrada do modelo. A tendência é que o trem de força deva chegar a mais carros.

O Motor1.com consultou fontes ligadas à Fiat e elas confirmaram que o conjunto 1.3 CVT do novo Pulse 2022 já deve começar a aparecer em outros modelos da marca. Entre os carros que o receberão estarão o Argo e o Cronos. Não se falou em datas específicas para tal apresentação, mas a dupla pode ganhar o novo câmbio automático já no início do ano que vem, junto à chegada da linha 2023 dos modelos.

Fiat Argo Drive 1.0 S-Design 2022
Fiat Cronos Precision 1.8 AT 2021

Será a segunda vez que os Fiat Argo e Cronos oferecerão algum tipo de descanso para o pé esquerdo do motorista. A dupla chegou a oferecer a transmissão automatizada GSR em conjunto ao motor 1.3 Firefly. Tal opção deixou de ser oferecida no hatch em janeiro de 2020, enquanto o sedã foi o último veículo a oferecer câmbio automatizado no Brasil, opção que foi descontinuada em outubro do ano passado.

O câmbio automático CVT do Pulse é oferecido em conjunto ao motor 1.3 Firefly, que perdeu 2 cv de potência e 0,5 kgfm de torque para atender às novas normas de emissões que entram em vigor a partir de 1 de janeiro de 2022. Ele é capaz de simular 7 velocidades e também equipa as versões com o inédito 1.0 turbo de até 130 cv de potência.

Motor 1.3 do Fiat Pulse Drive 1.3
Motor 1.3 do Fiat Pulse Drive 1.3

Os atuais Argo e Cronos possuem opção automática convencional de seis marchas em conjunto ao veterano motor 1.8 e.Torq. No entanto, a partir do ano que vem, tudo leva a crer que esse propulsor será descontinuado também por não atender às novas regras de emissões de poluentes impostas pelo governo no ano que vem.

Assim, quem estiver pensando em comprar o hatch ou o sedã automático, poderá ter um alívio no bolso, apesar da potência menor, mas as opções com o motor maior devem deixar de ser oferecidas para não entrar em conflito na mesma faixa de preço que as versões de entrada do Pulse. Assim, Argo e Cronos passariam a trazer o CVT como única opção de automático.

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