page ad skin

Novo Ford Mustang será híbrido; versão elétrica estreia em 2028

Nova geração do esportivo será eletrificada e pela primeira vez terá opção de tração integral

Ford Mustang Mach 1 (BR)

Os fãs de perfil mais purista certamente não receberão a notícia de forma positiva, mas a realidade já está posta: o Ford Mustang de próxima geração será eletrificado. Rumores sobre o powertrain do esportivo já vêm circulando há alguns meses e, agora, informações obtidas junto à fontes ligadas ao projeto confirmam que versões híbridas e elétrica estão sendo desenvolvidas. O lançamento deverá acontecer em 2022, já como linha 2023.

Detalhes foram descobertos por um membro do fórum Mustang7G no perfil do LinkedIn de Pedro Maradei, engenheiro que trabalhou por cinco meses no projeto do esportivo (chamado internamente de Mustang S650). Especificamente, os trabalhos foram realizados na preparação dos motores 2.3 EcoBoost e 5.0 V8 para receber hibridização - o que acaba por reforçar todos os rumores que já circulam sobre o assunto.

Ford Mustang Mach 1 - Teste no Brasil
Ford Mustang Mach 1 - Teste no Brasil
Ford Mustang Mach 1 - Teste no Brasil

Como já dito, o novo Mustang quebrará diversos paradigmas em termos tecnológicos e de performance, tornado-se o primeiro eletrificado da história. Será um esportivo mais antenado às novas tendências do mercado e sintonizado com o futuro da indústria. O conjunto híbrido adotado (com motor a combustão impulsionando as rodas traseiras e propulsores elétricos na dianteira) resultará na oferta de tração integral, algo também inédito na história do esportivo.

A ideia da tração integral decorre especialmente do caráter global adquirido pelo Mustang nos últimos anos. Na prática, adotar o sistema AWD poderá ser bastante interessante em alguns mercados, principalmente para concorrer com rivais de origem europeia. Por sua vez, a eletrificação permitirá que o esportivo alcance de altos números de potência sem desrespeitar as normas globais anti-poluição.

Apesar de todas as novidades, o Mustang não trocará de plataforma. Segundo especulações, a ideia inicial de construir o modelo sobre a arquitetura CD6 foi descartada, de modo que nova geração adotará uma versão profundamente atualizada na plataforma atual. Como acontece hoje, o Mustang continuará sendo oferecido em mercados de mão inglesa, como Austrália e o próprio Reino Unido.

Ford Mustang Mach 1 (BR)

O lançamento nos Estados Unidos acontecerá em 2022, já como linha 2023. Há quem aposte que as versões híbridas serão oferecidas logo de cara, mas outros acreditam que serão lançadas apenas uma um segundo momento (por volta de 2025). Há rumores também sobre uma variante totalmente elétrica, neste caso com estreia programada para 2028.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com