Após o aguardado lançamento do Pulse, a Fiat fez a estreia de seu novo motor 1.0 turbo de três cilindros. Com 130 cv de potência no etanol, tornou-se o mais potente da categoria e um dos pontos altos do primeiro inédito SUV da marca, junto ao inédito câmbio automático CVT, atrelado ao conhecido propulsor 1.3 Firefly.
Porém, os mais atentos no lançamento do Fiat Pulse perceberam uma diferença nos dados de potência do motor 1.3. No utilitário esportivo, ele está entregando 107 cv de potência com etanol e 98 cv com gasolina. Os números divulgados são menores que os vistos nos demais carros da marca equipados com o mesmo propulsor.
Em Argo, Cronos e Strada, o motor 1.3 Firefly da Fiat entrega 109 cv com etanol e 101 cv com gasolina. O torque é sempre de 14,2 kgfm nesse caso e também é menor no Pulse: 13,7 kgfm independente do combustível. Se o motor em si é o mesmo, o que poderia ter causado essa queda no desempenho?
Procurada pelo Motor1.com, a Fiat confirmou a alteração nos dados de potência do Pulse na comparação com os demais modelos da marca equipados com o 1.3 Firefly. De acordo com a empresa, o que está motivando a queda de desempenho é a entrada em vigor da nova fase do Proconve L7, o programa nacional de controle de emissões. Ele ficará mais rigoroso a partir de 1 de janeiro de 2022 e a marca precisou adaptar o propulsor às nova exigências.
Esse seria o motivo para o Pulse não ter os mesmos números de potência e torque encontrados em Argo, Cronos e Strada. A Fiat não detalhou especificamente o que foi feito para que o propulsor 1.3 Firefly atendesse às novas regras, mas informou que, com a proximidade de 2022, não faria sentido lançar o SUV com a configuração antiga sendo que as mudanças teriam que ser feitas meses depois.
Atualmente, o motor 1.3 Firefly da Fiat é encontrado no Argo Drive 1.3, nas versões de entrada do Cronos e nas mais completas da Strada. A empresa confirmou que, nos carros produzidos a partir de 1 de janeiro de 2022, serão aplicadas as configurações usadas no Pulse, então o trio deverá passar a entregar os mesmos números de potência e torque do SUV.
De acordo com a Fiat, porém, essa alteração levará um certo tempo para chegar às lojas. Por lei, a empresa pode seguir vendendo os carros de configuração antiga, mais potentes, até março de 2022. Então, entre janeiro e março, os carros com os diferentes dados de potência do motor 1.3 poderão conviver nas lojas.
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