Com apresentação oficial programada para breve (pode acontecer inclusive nas próximas semanas), a nova geração da Ranger chegará ao mercado com consideráveis avanços em termos dinâmicos e técnicos. De acordo com a Ford, a picape foi testada sob os mais rígidos protocolos de desenvolvimento e percorreu trechos de difícil acesso em várias regiões. Tudo para provar ao máximo os atributos de resistência e capacidade do novo modelo.
Só em ambientes de deserto, com temperaturas de mais de 50º e estradas severas, a Ford diz que a Ranger 2023 percorreu mais de 10 mil km. Na prática, seria como um cliente comum percorrer o equivalente a 1.250.000 km em condições de uso convencional ou ainda rodar 625.000 quilômetros com capacidade de carga máxima. Foram escolhidos para os testes ambientes de clima tropical, seco e regiões montanhosas.
Além das provas reais, o projeto incluiu inúmeras avaliações virtuais realizadas em ambiente controlado. Simulações no computador ajudaram a acelerar diversas fases do desenvolvimento e estimar como a picape deverá suportar os vários anos de uso que terá pela frente. Em laboratório, protótipos foram testados 24 horas por dia e 7 dias por semana para avaliar a resistência da suspensão. As provas eram tão intensas que seriam insuportáveis para humanos realizarem a bordo.
Sob o capô, as versões de entrada terão motor 2.0 turbodiesel com 213 cv de potência e 50,9 kgfm de torque. Já as mais caras adotarão o 3.0 V6 turbodiesel de 253 cv e 60,8 kgfm que já é usado pela F-150. A gasolina, a opção será o 2.3 turbo já usado pela Ranger vendida nos Estados Unidos, porém agora acoplado a um sistema híbrido plug-in. Entregará 367 cv e 69,3 kgfm, prometendo fazer cerca de 33 km/litro. O câmbio poderá ser manual ou automático de 10 marchas.
A apresentação oficial deverá acontecer ainda neste ano, mas as vendas serão iniciadas apenas em 2022. No Brasil, a expectativa é que o lançamento aconteça por volta de 2023. Como acontece hoje, a Ranger chegará por aqui importada da Argentina. Por lá, a fábrica de Pacheco está recebendo investimentos da ordem de US$ 580 milhões para produzir o modelo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'