Em operação desde 1996, a fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos, no interior de São Pualo, alcança feito histórico ao produzir 12,5 milhões de propulsores. Nestes 25 anos de atividade, a unidade recebeu investimentos contínuos, passou por diversas ampliações e ganhou considerável estrutura. Ao todo, são 87 mil m² de área construída - o que representa aumento de mais de 200% sobre a fábrica original.
"Temos muito orgulho da história que estamos construindo na região. A nossa unidade abastece hoje tanto o mercado interno quanto externo, somando mais de 12,5 milhões de motores produzidos", ressalta Cesar Drazul, gerente de fábrica.
Na unidade, são construídos os motores das família EA111 e EA211 que equipam os modelos Taos, Nivus, T-Cross, Virtus, Polo, Tiguan, Gol e Saveiro - ou seja, 1.0 aspirado, 1.6 aspirado, 1.0 TSI e 1.4 TSI. Dos mais de 12 milhões produzidos, cerca de 450 mil foram exportados para o México para serem instalados em veículos destinados ao mercado americano. A operação é realizada desde 2017 como fruto de uma disputa global vencida contra outras plantas da VW.
Além do México, a planta chegou a abastecer a Europa - neste caso com blocos para os motores 1.0 da família EA211 usados nos compactos Polo e up!. A fábrica são-carlense também é conhecida pelo pioneirismo na tecnologia bicombustível. Foi primeira planta de motores do país a produzir um propulsor 1.0 flex lá atrás, em 2003. Em 2015, mais uma vez inovou com a produção do primeiro motor de 1 litro com turbo, injeção direta e flex do país, o conhecido 1.0 TSI.
Atualmente, a área produtiva da planta inclui linhas de usinagem de blocos, cabeçotes e virabrequim, além linhas de montagem de cabeçotes e motores.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Segredo: novo Volkswagen Tera será lançado em março de 2025
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape