Moto "com asas", Ducati lança Streetfighter V4 S por R$ 147 mil
Tecnologia aerodinâmica das pistas chega às brasileiras. Mesmo cara, a moto já chega esgotada
Após uma série de teasers na última semana, a Ducati finalmente oficializou a chegada da nova Streetfighter V4 S para o mercado brasileiro. A questão é que se você chegar na loja e pedir uma unidade, vai ter que esperar. Das 60 motos do primeiro lote que estavam disponíveis a pronta entrega, todas já foram vendidas antes do lançamento, apesar do preço público sugerido de R$ 146.990.
A Ducati Streetfighter V4 S é em linhas gerais a variante naked - sem carenagens - da superesportiva Panigale V4. Além do motor Desmosedici Stradale e do chassi, a novidade também conta com algumas soluções aerodinâmicas tiradas diretamente das pistas. A Streetfighter traz nas laterais do tanque de alumínio de 16 litros pequenas asas. Segundo a marca, elas conseguem gerar até 28 kg de pressão aerodinâmica, 20 kg sobre a roda dianteira e 8 kg sobre a traseira, a 270 km/h. A ideia é mitigar a flutuação da roda da frente em altas velocidades.
Com o mesmo motor da Panigale V4, a Streetfighter V4 S é equipada com um propulsor de quatro cilindros em V com 1.103 cm³ de capacidade. É o Desmosedici Stradale, capaz de entregar nada menos que 208 cv de potência a 13.000 rpm e 12,5 kgfm de torque a 11.500 rpm. O câmbio tem 6 marchas, contando com quickshifter bidirecional. Com ele, não é necessário usar a embreagem nem aliviar o acelerador nas trocas de marcha, acelerando o processo.
A potência do propulsor pode subir ainda mais, pois a Ducati oferece opcionalmente um escape de corrida da Akrapovic. Com ele, a Streetfighter entrega 223 cv e 13 kgfm de torque, além de reduzir seu peso em 6 kg. Falando em peso, a marca declara 178 kg de peso a seco para a novidade, ou 205 kg em ordem de marcha. Entre as medidas mais importantes, a moto tem 1,49 metros de entre-eixos e o banco fica a 845 mm de altura em relação ao solo.
Em termos de suspensão, o conjunto que a Ducati oferece na Streetfighter V4 S é eletrônico e ajustável, sendo fornecido pela Öhlins. Na dianteira, o garfo telescópico tem 120 mm de curso, enquanto o monoshock traseiro tem 130 mm. Os freios, duplos de 330 mm de diâmetro na frente e único de 245 mm atrás, são da Brembo. As rodas são de liga leve e têm 17 polegadas na dianteira e na traseira. Elas são calçadas por pneus Pirelli Diablo Rosso Corsa II 120/17 e 200/60, respectivamente.
O pacote eletrônico da nova Ducati Streetfighter V4 S também impressiona. Com sensor inercial de 6 eixos, a moto tem ABS atuante em curvas e controle de tração que modula a entrega de torque dependendo da inclinação da moto. Também estão disponíveis sistema de mitigação de empinada e controle de largada, além de três modos de condução selecionáveis.
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