Após uma série de teasers na última semana, a Ducati finalmente oficializou a chegada da nova Streetfighter V4 S para o mercado brasileiro. A questão é que se você chegar na loja e pedir uma unidade, vai ter que esperar. Das 60 motos do primeiro lote que estavam disponíveis a pronta entrega, todas já foram vendidas antes do lançamento, apesar do preço público sugerido de R$ 146.990.
A Ducati Streetfighter V4 S é em linhas gerais a variante naked - sem carenagens - da superesportiva Panigale V4. Além do motor Desmosedici Stradale e do chassi, a novidade também conta com algumas soluções aerodinâmicas tiradas diretamente das pistas. A Streetfighter traz nas laterais do tanque de alumínio de 16 litros pequenas asas. Segundo a marca, elas conseguem gerar até 28 kg de pressão aerodinâmica, 20 kg sobre a roda dianteira e 8 kg sobre a traseira, a 270 km/h. A ideia é mitigar a flutuação da roda da frente em altas velocidades.
Com o mesmo motor da Panigale V4, a Streetfighter V4 S é equipada com um propulsor de quatro cilindros em V com 1.103 cm³ de capacidade. É o Desmosedici Stradale, capaz de entregar nada menos que 208 cv de potência a 13.000 rpm e 12,5 kgfm de torque a 11.500 rpm. O câmbio tem 6 marchas, contando com quickshifter bidirecional. Com ele, não é necessário usar a embreagem nem aliviar o acelerador nas trocas de marcha, acelerando o processo.
A potência do propulsor pode subir ainda mais, pois a Ducati oferece opcionalmente um escape de corrida da Akrapovic. Com ele, a Streetfighter entrega 223 cv e 13 kgfm de torque, além de reduzir seu peso em 6 kg. Falando em peso, a marca declara 178 kg de peso a seco para a novidade, ou 205 kg em ordem de marcha. Entre as medidas mais importantes, a moto tem 1,49 metros de entre-eixos e o banco fica a 845 mm de altura em relação ao solo.
Em termos de suspensão, o conjunto que a Ducati oferece na Streetfighter V4 S é eletrônico e ajustável, sendo fornecido pela Öhlins. Na dianteira, o garfo telescópico tem 120 mm de curso, enquanto o monoshock traseiro tem 130 mm. Os freios, duplos de 330 mm de diâmetro na frente e único de 245 mm atrás, são da Brembo. As rodas são de liga leve e têm 17 polegadas na dianteira e na traseira. Elas são calçadas por pneus Pirelli Diablo Rosso Corsa II 120/17 e 200/60, respectivamente.
O pacote eletrônico da nova Ducati Streetfighter V4 S também impressiona. Com sensor inercial de 6 eixos, a moto tem ABS atuante em curvas e controle de tração que modula a entrega de torque dependendo da inclinação da moto. Também estão disponíveis sistema de mitigação de empinada e controle de largada, além de três modos de condução selecionáveis.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ducati está trabalhando em nova moto esportiva mais barata com motor V2
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Ducati confirma Desert X para o Brasil e preço encosta nos R$ 100 mil
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Depois da Scrambler, Ducati também montará a Multistrada V2 na Argentina
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Nova Ducati Panigale V4S 2023 chega ao Brasil custando mais que VW T-Cross