No final de 2019, a Ducati apresentou ao mundo a Streetfighter V4. A fórmula é simples: utiliza-se chassi e motor da superesportiva da marca - a Panigale V4, no caso - e retiram-se as carenagens. Foi assim que nasceu a super naked da marca italiana, que recebeu o prêmio de moto mais bonita da edição daquele ano do EICMA, salão de motos italiano e que é o mais importante do mundo.
Após quase 2 anos, a Ducati Streetfighter V4 finalmente deve chegar ao nosso mercado. A divisão brasileira da marca começou a postar alguns teasers da moto em suas redes sociais. A empresa está anunciando a moto como a "primeira 'supernaked' do Brasil" e seu lançamento deve ocorrer ainda no mês de outubro.
A afirmação da Ducati parece difícil de ser confirmada, mas os números da Streetfighter V4 dão embasamento para isso. Com o mesmo motor da Panigale V4, a naked é equipada com propulsor de quatro cilindros em V com 1.103 cm³ de capacidade. É o Desmosedici Stradale, capaz de entregar nada menos que 208 cv de potência a 13.000 rpm e 12,5 kgfm de torque a 11.500 rpm. Entre as nakeds mais potentes hoje, a BMW S 1000 R e a Suzuki GSX-S1000 são as que chegam mais perto, mas entregam 165 cv e 150 cv, respectivamente.
Para o porte e capacidade, a Ducati Streetfighter V4 é relativamente leve, com 178 kg de peso a seco declarados. O assento a 845 mm de altura em relação ao solo também torna sua pilotagem mais acessível. E para segurar tudo isso, a moto conta com dois discos de freio dianteiros de 330 mm e um disco único na traseira de 245 mm.
Na comparação com a Panigale, o tanque de 16 litros foi redesenhado para dar mais espaço ao banco. Mas alguns elementos vieram diretamente da esportiva. Apesar de não ter carenagens, a moto tem apêndices aerodinâmicos nas laterais. Segundo a Ducati, eles são capazes de gerar 30 kg de pressão aerodinâmica a 270 km/h.
Outro ponto alto da Streetfighter V4 é o nível de eletrônica embarcada. Ela vai além de modos de condução e painel de instrumentos digital. A moto tem controle de tração customizável, controle de empinada, suspensão ajustável e o piloto pode controlar até mesmo o nível de força do efeito de freio motor.
O que resta saber agora é o preço. Rivais de quatro cilindros e cerca de 1.000 cm³ na mesma categoria têm preços variando entre R$ 70 mil e R$ 90 mil. Já a Ducati Panigale V4 custa hoje no Brasil R$ 159.990 na versão V4S. A Streetfighter deve se encaixar entre estes valores.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Dafra lança a NHX 190 no Brasil: veja o preço e o que ela traz
Jaguar diz que campanha polêmica foi proposital e pede que fãs 'confiem'
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
“Nissan tem 12 ou 14 meses para sobreviver”, alerta executivo
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
BYD lança Song Plus Premium 2025 com 324 cv por R$ 299.800
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano