Haojue XCR300: seria ela uma nova rival contra Fazer e Twister?
Parceria da Suzuki com a Haojue pode render bons frutos
Não é incomum para grandes fabricantes de motocicletas estabelecer parcerias com marcas menores e emergentes da China. Muitas vezes, isso é feito para reduzir os custos de desenvolvimento e fabricação de motos específicas para o mercado asiático. Alguns exemplos notáveis seriam a parceria de longa data da KTM com a CFMoto, bem como a colaboração da Harley-Davidson com a QJ Motor.
Da mesma forma, a Suzuki tem um relacionamento longo com a Haojue, especializada em motos de pequeno e médio porte. Coincidência ou não, ambas são representadas no Brasil pelo grupo J.Toledo. Em junho de 2020, a Haojue lançou a DR 300 na China, a moto que abriria o caminho para a Suzuki GSX-S300 na Ásia e Europa.
Agora, a Haojue apresentou uma nova moto sobre a plataforma da DR300, mas com uma pegada mais amigável ao uso diário do que esportiva. Trata-se da XCR 300, que traz ainda um para-brisa, guidão mais alto e pedaleiras um pouco mais avançadas. A nova moto foi apresentada na China International Motorcycle Expo. Assim como a DR 300, ela manteve um estilo nitidamente agressivo.
Do ponto de vista do design, a XCR300 emprega uma linguagem moderna, semelhante ao visto na linha de modelos GSX-S da Suzuki. O design do farol de LED dividido dá à moto uma dianteira mais ameaçadora, enquanto o para-brisa fornece apenas uma pequena proteção contra o vento. A moto tem um tanque de combustível de 16 litros, com uma carroceria larga e angular, dando à XCR uma aparência musculosa. Na traseira da moto, ela recebe mimos para piloto e garupa, como alças de apoio integradas um assento largo e inteiriço.
Em termos de desempenho, a XCR 300 é movida por um motor bicilíndrico paralelo de 298 cm³ com cerca de 30 cv. Ela recebe uma transmissão de 6 velocidades equipada com uma embreagem deslizante. A suspensão é da KYB, com garfo telescópico com tubos de 41 mm de diâmetro e amortecedor traseiro com ajuste de pré-carga. A moto traz iluminação totalmente LED, enquanto o painel de instrumentos é digital com tela de LCD de alto contraste.
A Haojue ainda não anunciou o preço oficial e a disponibilidade da moto para o mercado chinês, o que deve ocorrer apenas no início de 2022. Considerando o porte e a potência da moto, além do fato de a J.Toledo já ter as conexões tanto com a Suzuki quanto com a Haojue, não seria a XCR 300 - ou sua equivalente da Suzuki - uma boa competidora para motos como a Yamaha Fazer 250 e a Honda CB 250F Twister?
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