Faz um tempo que não aparecem notícias sobre a nova geração do Audi A4. Renovado no Brasil há um ano, o sedã supostamente deve abandonar a plataforma MLB para usar a mesma base MQB do A3. Esta alteração ajudaria a marca a economizar US$ 1 bilhão em desenvolvimento, porém foi descartada pela marca, como revela o chefe de desenvolvimento técnico, Oliver Hoffman, que confirmou que o A4 seguirá com a arquitetura MLB atual.
Em uma entrevista para a revista britânica Auto Express, Hoffman anunciou que o próximo Audi A4 terá uma nova geração de motores a combustão, usando tanto gasolina quanto diesel. Como Markus Duesmann, chefe da marca, revelou no início do ano em um papo com a publicação alemã Automobilewoche, o desenvolvimento de motores a combustão da empresa já acabou. Então, isso significa que o A4 trará os últimos propulsores deste tipo.
Temos que lembrar que a Audi já anunciou o início da produção de seu último novo modelo a usar um motor a combustão para 2025, o que deve significa que deve ter um ciclo de vida até 2033. O novo A4 será lançado antes da metade desta década e Hoffman afirma que "iremos lançar alguns modelos muito antes [que 2025]." O executivo deve estar falando também do A6, pois os dois sedãs estarão disponíveis "por muitos anos" antes que a Audi faça a transação completa para veículos elétricos.
Hoffman ainda diz que os novos motores a gasolina e diesel serão "os melhores que já lançamos", adicionando que as motorizações irão incorporar "mais eletrificação, é claro, para atender as normas." Espere por uma nova versão do sistema híbrido-leve de 48V para os modelos normais, e um conjunto de baterias maior montado na traseira para as variantes híbridas plug-in.
O chefe de desenvolvimento técnico da Audi não exclui a possibilidade de um A4 totalmente elétrico, mas não com a plataforma MLB, pois teria que abrir mão de muito espaço para receber as baterias. Ao invés disso, deve utilizar a arquitetura PPE feita em parceria com a Porsche e que será utilizada pela Audi nos inéditos Q6 e-tron e A6 e-tron Sportback, além do Porsche Macan EV.
O novo Audi A4 (e o A6) serão vendidos até pelo menos o final desta década, segundo uma declaração de Markus Deusmann em uma entrevista no início do ano. Após esta data, tudo irá depender das condições do mercado e das mudanças nas regras. Afinal, a União Europeia já tem uma proposta de encerrar a venda de carros a combustão a partir de 2035.
Projeção: Tobias Büttner.
Fonte: Auto Express
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