A participação do varejo nos emplacamentos do mercado brasileiro chegou a 61,71% dos 142.354 automóveis e comerciais leves registrados em setembro. Após seis meses consecutivos no topo, a Fiat (13,78%) foi superada pela líder VW (14,39%) e pela Chevrolet (13,82%). Hyundai (13,39%) e Toyota (11,52%) completaram as cinco primeiras posições.
Perto dos 80% de seu total, o HB20 (5.665) chegou ao 5º mês consecutivo no topo entre automóveis e no geral. O ótimo resultado da Hyundai foi completado pela 2ª posição do Creta (4.013), líder entre os SUVs e crossovers - a nova geração começou a ser entregue apenas no dia 28 de setembro. Numa disputa muito acirrada pelo 3º lugar, o Fiat Mobi (3.897) levou a melhor sobre um Chevrolet Tracker (3.836) que voltou às primeiras posições após a retomada da produção. O Tracker pode ser afetado no mês que vem, pois os trabalhadores da fábrica em São Caetano do Sul (SP) iniciaram uma greve.
11º colocado no geral, o Chevrolet Onix (3.717) voltou ao top 5 do varejo após meses de ausência. A retomada da marca norte-americana foi completada com a 8ª posição do Onix Plus (3.215), líder entre os sedãs. Separados por apenas 90 unidades, Honda HR-V (3.313) e Volkswagen T-Cross (3.223) foram 6º e 7º colocados, respectivamente. Pódio em julho e agosto, o Toyota Corolla Cross (2.792) caiu para 10º.
Vice no mês anterior, o Fiat Argo (2.086) foi superado pelo VW Fox (2.115), este com ameaça de aposentadoria cada vez mais próxima, e despencou para 13º. Setembro ainda marcou algo pouco usual nos últimos anos, o Honda Civic à frente do Toyota Corolla – ainda que por apenas 3 unidades (1.779 x 1.776). Como curiosidade, apenas os Caoa Chery Tiggo 3X (799), Arrizo 6 (346) e Tiggo 2 (225) tiveram todos os seus registros no varejo.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
SET. 21 |
1º |
HYUNDAI HB20 |
5.665 |
79,26% |
7.147 |
2º |
HYUNDAI CRETA |
4.013 |
88,20% |
4.550 |
3º |
FIAT MOBI |
3.897 |
85,20% |
4.574 |
4º |
CHEVROLET TRACKER |
3.836 |
97,46% |
3.936 |
5º |
CHEVROLET ONIX |
3.717 |
86,22% |
4.311 |
6º |
HONDA HR-V |
3.313 |
94,60% |
3.502 |
7º |
VW T-CROSS |
3.223 |
56,22% |
5.733 |
8º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.215 |
85,80% |
3.747 |
9º |
VW NIVUS |
2.849 |
84,89% |
3.356 |
10º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
2.792 |
91,54% |
3.050 |
11º |
NISSAN KICKS |
2.535 |
87,32% |
2.903 |
12º |
VW FOX |
2.115 |
90,35% |
2.341 |
13º |
FIAT ARGO |
2.086 |
42,48% |
4.911 |
14º |
JEEP RENEGADE |
1.840 |
40,86% |
4.503 |
15º |
HONDA CIVIC |
1.779 |
94,08% |
1.891 |
16º |
TOYOTA COROLLA |
1.776 |
77,89% |
2.280 |
17º |
HYUNDAI HB20S |
1.611 |
71,00% |
2.269 |
18º |
JEEP COMPASS |
1.539 |
22,56% |
6.823 |
19º |
RENAULT KWID |
1.473 |
75,04% |
1.963 |
20º |
VW GOL |
1.323 |
42,12% |
3.141 |
21º |
TOYOTA SW4 |
1.099 |
95,15% |
1.155 |
22º |
HONDA WR-V |
1.064 |
94,58% |
1.125 |
23º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
1.030 |
91,80% |
1.122 |
24º |
VW TAOS |
935 |
85,62% |
1.092 |
25º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
911 |
85,70% |
1.063 |
26º |
TOYOTA YARIS HATCH |
870 |
84,80% |
1.026 |
27º |
VW VIRTUS |
820 |
66,08% |
1.241 |
28º |
FIAT CRONOS |
806 |
35,01% |
2.302 |
29º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
799 |
100,00% |
799 |
30º |
FIAT SIENA |
759 |
63,67% |
1.192 |
31º |
VW POLO |
688 |
90,65% |
759 |
32º |
HONDA CITY |
612 |
93,87% |
652 |
33º |
RENAULT CAPTUR |
507 |
85,35% |
594 |
34º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
492 |
82,27% |
598 |
35º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
433 |
92,52% |
468 |
36º |
HONDA FIT |
433 |
96,22% |
450 |
37º |
RENAULT DUSTER |
425 |
40,25% |
1.056 |
38º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
346 |
100,00% |
346 |
39º |
NISSAN VERSA |
345 |
50,51% |
683 |
40º |
BMW 320i |
315 |
72,08% |
437 |
41º |
CITROËN C4 CACTUS |
312 |
20,23% |
1.542 |
42º |
BMW X1 |
296 |
65,63% |
451 |
43º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
281 |
42,64% |
659 |
44º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
265 |
91,70% |
289 |
45º |
RENAULT SANDERO |
262 |
53,47% |
490 |
46º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
225 |
100,00% |
225 |
47º |
HYUNDAI IX35 |
182 |
86,67% |
210 |
48º |
MITSUBISHI PAJERO |
176 |
96,70% |
182 |
49º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
173 |
86,50% |
200 |
50º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
168 |
89,36% |
188 |
Entre os comerciais, a Toyota Hilux emplacou quase 600 unidades a mais do que a Fiat Toro (3.041 x 2.476) e garantiu a 2ª liderança consecutiva. Com praticamente 100% de seus registros na modalidade, a Ford Ranger (1.342) superou por apenas 36 unidades a Fiat Strada (1.306) e assegurou presença no pódio. A Mitsubishi L200, com 790 unidades, fechou o top 5, enquanto VW Amarok (238) e Renault Duster Oroch (206) ficaram fora do top 10.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
SET. 21 |
1º |
TOYOTA HILUX |
3.041 |
69,18% |
4.396 |
2º |
FIAT TORO |
2.476 |
36,14% |
6.852 |
3º |
FORD RANGER |
1.342 |
99,41% |
1.350 |
4º |
FIAT STRADA |
1.306 |
22,63% |
5.772 |
5º |
MITSUBISHI L200 |
790 |
61,91% |
1.276 |
6º |
FIAT FIORINO |
674 |
29,10% |
2.316 |
7º |
NISSAN FRONTIER |
668 |
56,42% |
1.184 |
8º |
CHEVROLET S10 |
638 |
15,07% |
4.234 |
9º |
HYUNDAI HR |
278 |
85,28% |
326 |
10º |
KIA K2500 |
265 |
100,00% |
265 |
11º |
VW AMAROK |
238 |
47,50% |
501 |
12º |
PEUGEOT EXPERT |
237 |
52,43% |
452 |
13º |
VW / MAN EXPRESS |
226 |
72,67% |
311 |
14º |
RENAULT DUSTER OROCH |
206 |
39,85% |
517 |
15º |
CITROËN JUMPY |
182 |
60,47% |
301 |
16º |
IVECO DAILY 35-150 |
163 |
100,00% |
163 |
17º |
VW SAVEIRO |
144 |
10,37% |
1.389 |
18º |
RENAULT MASTER |
120 |
17,12% |
701 |
19º |
FIAT DUCATO |
89 |
35,89% |
248 |
20º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
77 |
100,00% |
77 |
21º |
IVECO DAILY 30-130 |
75 |
78,13% |
96 |
22º |
EFFA V21 |
73 |
100,00% |
73 |
23º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
54 |
100,00% |
54 |
24º |
EFFA V22 |
25 |
100,00% |
25 |
25º |
CHEVROLET MONTANA |
19 |
65,52% |
29 |
26º |
PEUGEOT BOXER |
17 |
80,95% |
21 |
27º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
16 |
100,00% |
16 |
28º |
PEUGEOT PARTNER |
13 |
19,12% |
68 |
29º |
CITROËN JUMPER |
12 |
80,00% |
15 |
30º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
7 |
100,00% |
7 |
31º |
EFFA V25 |
3 |
100,00% |
3 |
32º |
FIAT DOBLÒ |
3 |
10,00% |
30 |
33º |
FOTON AUMARK 1039 |
3 |
100,00% |
3 |
34º |
MERCEDES-BENZ VITO |
3 |
100,00% |
3 |
35º |
IVECO DAILY |
2 |
40,00% |
5 |
36º |
JAC V260 |
2 |
100,00% |
2 |
37º |
LVTON LT S14 C |
2 |
100,00% |
2 |
38º |
CHEVROLET CHEVY |
1 |
100,00% |
1 |
39º |
CHEVROLET D20 |
1 |
100,00% |
1 |
40º |
EFFA K01 |
1 |
100,00% |
1 |
41º |
FORD F150 |
1 |
100,00% |
1 |
42º |
IVECO DAILY 30S13 |
1 |
100,00% |
1 |
43º |
IVECO DAILY 5516 |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
1 |
100,00% |
1 |
45º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
1 |
100,00% |
1 |
46º |
RAM 1500 |
1 |
2,04% |
49 |
47º |
RENAULT KANGOO |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Após 12 anos à venda no Brasil, Hyundai HB20 enfim chegará à Argentina
Chevrolet lança a Silverado 2025 com item que a F-150 perdeu
Hyundai: HB20 troca nome de versão turbo e ganha mais equipamentos