Depois da versão de 7 lugares, a Jeep revelou o Grand Cherokee de duas com um visual familiar para a quinta geração do luxuoso SUV da marca. As vendas começam no quarto trimestre de 2021, mas os clientes terão que esperar até o início de 2022 pelo novo modelo híbrido plugável 4xe. Os compradores podem escolher entre 7 versões: Laredo, Altitude, Limited, Overland, Trailhawk, Summit e Summit Reserve.
Existem três motores disponíveis para o novo Grand Cherokee. O mais básico é o conhecido Pentastar V6 de 3.6 litros que produz 293 cv e 35,5 kgfm de torque. Ele pode rebocar até 2.812 kg. Os compradores podem fazer um upgrade para o 5.7 V8 de 357 cv e 53,8 kgfm, o que eleva a capacidade de reboque para 3.265 kg.
A novidade fica por conta da versão híbrida plugável 4xe, que está disponível nas versões Limited, Trailhawk, Overland, Summit e Summit Reserve. Ele usa um quatro cilindros 2.0 turbo com assistência elétrica, totalizando 375 cv e 64,9 kgfm. A bateria de 17 kWh fornece uma autonomia estimada de 40 km quando funcionando em modo elétrico. Nesse caso, pode-se rebocar 2.720 kg. Em termos de tamanho, o Grand Cherokee de duas fileiras é 289 milímetros mais curto do que o Grand Cherokee L de três fileiras. Sua distância entre eixos é 127 mm menor também.
Se você está planejando fazer off-road, então a versão Trailhawk do Grand Cherokee é a mais indicada. Ela vem com o sistema de suspensão pneumática Quadra-Lift, que pode criar um vão livre de até 287 mm, e a caixa de transferência ativa Quadra-Drive II, que inclui um diferencial traseiro de deslizamento limitado controlado eletronicamente.
A configuração também tem um sistema de desconexão da barra estabilizadora dianteira para melhor articulação da suspensão em situações realmente difíceis. Se você está procurando por luxo, o acabamento Summit Reserve conta com estofamento de couro tipo "Palermo" e um sistema de som assinado pela McIntosh, com 950 watts e 19 alto-falantes.
O novo Grand Cherokee pode ser bastante sofisticado por dentro. Existem telas de 10,1 polegadas para o painel de instrumentos digital e para a multimídia, além de um head-up display de 10 polegadas disponível. Além disso, os compradores podem optar por uma tela de 10,25 polegadas para o passageiro da frente.
O sistema de entretenimento do banco traseiro possui a funcionalidade Amazon Fire TV, que permite que os passageiros da segunda fileira assistam ao conteúdo da empresa por meio do Prime Video. Ele pode até baixar vídeos no caso de você estar indo para o deserto, onde a conexão 4G pode não ser das melhores.
Em termos de segurança, o novo Grand Cherokee vem de fábrica com alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, detecção de pedestres e ciclistas, controle de cruzeiro adaptativo, gerenciamento ativo de faixa, aviso de saída de faixa, assistente de manutenção de faixa, monitor de ponto cego e sensores de estacionamento. Opcionais incluem ainda uma câmera de visão noturna, assistência de colisão em interseção e detecção de cansaço para o motorista.
Temos chance de ver o Jeep Grand Cherokee de 5 lugares no Brasil? A Jeep já testa a versão alongada de 7 assentos no país e já confirmou a intenção de iniciar as vendas em 2022. A assessoria da empresa diz que avalia a possibilidade de trazer a versão menor também, mas que no momento não há nada definido. Por conta do posicionamento do carro e com o lançamento do Commander, é possível que a fabricante aposte somente no Grand Cherokee L como uma opção mais luxuosa sem que brigue com o Commander ao entrar na mesma faixa de preços.
Fonte: Jeep
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jeep Grand Cherokee 4xe tem preço reduzido em R$ 20 mil e ganha nova cor
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Jeep Grand Cherokee vai mal nas vendas e terá produção suspensa
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Teste Jeep Grand Cherokee 4xe: Para o futuro com muito do passado