O Inmetro revelou nesta quarta-feira (29) a tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) para veículos leves 2021, mostrando quais são os carros e picapes mais econômicos do país. Destrinchamos a lista para encontrar os modelos que menos bebem combustível, mesmo sem oferecer eletrificação (puramente elétricos ou híbridos de qualquer tipo).

Para montar a lista, usamos o mesmo critério do Inmetro para classificar de A a E cada modelo, com o consumo energético medido em megajoules por quilômetro (MJ/km). Ainda assim, mesmo usando o MJ/km como a base para o ranking, mostraremos também quanto cada carro faz nos ciclos urbano e rodoviário, com gasolina e etanol em km/l.

Também usamos algumas restrições. Cada carro pode aparecer na lista apenas na versão mais econômica com o mesmo motor e desconsideramos qualquer carro que já não seja mais vendido (como a linha do Ford Ka ou o Volkswagen Up!) – afinal, são modelos que praticamente não são mais encontrados como 0km no mercado.

1º - Chevrolet Onix Plus 1.0 - 1,34 MJ/km

Chevrolet Onix Plus 2020

Desde que foi lançado, o Chevrolet Onix Plus segue aparecendo como o carro mais econômico do Brasil sem um sistema eletrificado. As versões com o motor 1.0 aspirado de 82 cv entregam um consumo energético de 1,34 MJ/km, um valor impressionante – supera até mesmo o Corolla Cross Hybrid, que marca 1,35 MJ/km, e o Corolla com carroceria sedã (1,38 MJ/km). Na hora de medir o rendimento, isso significa que chega a fazer 17,7 km/litro na estrada com gasolina.

       Modelo

                        Etanol                      Gasolina Consumo
Energético
(MJ/km)
CO
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Cidade
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Cidade
(km/litro)
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(km/litro)
Chevrolet Onix Plus 1.0 MT6 10,1 km/litro 12,5 km/litro 14,3 km/litro 17,7 km/litro 1,34 MJ/km 0,399 g/km

2º - Renault Kwid 1.0 - 1,39 MJ/km

Renault Kwid Zen 1.0 Motor1 BR

O primeiro subcompacto do ranking é o Renault Kwid, repetindo a posição dos anos anteriores. Seu motor 1.0 de 70 cv ainda mostra um bom rendimento, chegando a fazer 15,6 km/litro na estrada e com gasolina no tanque. A expectativa é que sua posição mude a partir do ano que vem, com chegada da versão reestilizada e que, segundo rumores, terá alterações mecânicas.

       Modelo

                        Etanol                      Gasolina Consumo
Energético
(MJ/km)
CO
(g/km)
Cidade
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Cidade
(km/litro)
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(km/litro)
Renault Kwid 1.0 MT5 10,3 km/litro 10,8 km/litro 14,9 km/litro 15,6 km/litro 1,39 MJ/km 0,202 g/km

3º - Chevrolet Onix 1.0 - 1,40 MJ/km

Chevrolet Onix LT 1.0 aspirado 2020

Por conta da aerodinâmica menos favorável do que no Onix Plus, o Chevrolet Onix com carroceria hatchback é um pouco menos econômico do que o sedã compacto. Ainda assim, aparece bem no ranking, entregando até 16,7 km/litro - uma diferença de 1 km/litro em comparação ao Onix Plus.

       Modelo

                        Etanol                      Gasolina Consumo
Energético
(MJ/km)
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Chevrolet Onix 1.0 MT6 9,9 km/litro 11,7 km/litro 13,9 km/litro 16,7 km/litro 1,40 MJ/km 0,275 g/km

4º - Chevrolet Onix Plus 1.0 turbo - 1,41 MJ/km

Chevrolet Onix Plus Premier 2021

Mesmo com as recalibrações do motor 1.0 turbo de 116 cv feitas após os casos de incêndio, que levaram a uma queda no rendimento como mostramos em nosso teste, o Chevrolet Onix Plus com este propulsor ainda está bem posicionado na tabela - desde que esteja com a transmissão manual de 6 marchas. O Inmetro diz que entrega 1,41 MJ/km e que pode fazer até 17 km/litro.

 

       Modelo

                        Etanol                      Gasolina Consumo
Energético
(MJ/km)
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Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo MT6 9,6 km/litro 12,2 km/litro 13,7 km/litro 17,0 km/litro 1,41 MJ/km 0,236 g/km

5º - Hyundai HB20S 1.0 Turbo - 1,43 MJ/km

Hyundai HB20S Evolution Pack 1.0T 2021

Um dos estreantes no ranking (visto que a tabela de 2020 era praticamente uma cópia de 2019), o Hyundai HB20S em sua segunda geração aparece com o novo motor 1.0 turbo de três cilindros, que entrega 120 cv. Os testes oficiais do Inmetro apontam que rende até 16 km/litro no ciclo rodoviário e com gasolina, enquanto o consumo energético em MJ/km é de 1,43.

       Modelo

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Energético
(MJ/km)
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Hyundai HB20S 1.0 Turbo MT6 9,8 km/litro 11,6 km/litro 13,6 km/litro 16 km/litro 1,43 MJ/km 0,234 g/km

6º - Hyundai HB20S 1.0 - 1,46 MJ/km

Hyundai HB20 e HB20S 1.0 Turbo 2021

Pois é, a Hyundai está em uma situação bem parecida com a da Chevrolet, colocando o mesmo carro no ranking com motores diferentes. O HB20S na versão 1.0 aspirada de 80 cv é levemente menos eficiente do que o 1.0 turbo, tanto que a diferença em MJ/km é de apenas 0,03. Na medida por km/litro, isso significa que a variante sem turbocompressor pode ser somente 0,3 km/litro mais beberrona.

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                        Etanol                      Gasolina Consumo
Energético
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Hyundai HB20S 1.0 MT6 9,6 km/litro 11,1 km/litro

13,7 km/litro

15,7 km/litro 1,46 MJ/km 0,525 g/km

7º - Fiat Moby Easy 1.0 - 1,47 MJ/km

Fiat Mobi Like 2021

Antes, o Fiat Mobi aparecia mais acima do ranking por conta da versão Drive com o 1.0 Firefly de 77 cv. No entanto, a marca já não oferece mais esta motorização, vendendo o subcompacto somente com o velho 1.0 Fire Evo de 75 cv. Ainda é bem econômico e, dependendo das condições, pode marcar 15,3 km/litro na estrada com gasolina, mas é bem menos do que os 16,4 km/litro do antigo Mobi Drive.

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                        Etanol                      Gasolina Consumo
Energético
(MJ/km)
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Fiat Moby Easy 1.0 MT5 9,7 km/litro 10,7 km/litro 13,7 km/litro 15,3 km/litro 1,47 MJ/km 0,416 g/km

8º - Fiat Argo 1.0 - 1,47 MJ/km

Fiat Argo Drive 1.0 S-Design 2022

Acabamos de falar a diferença de rendimento do Mobi com o motor 1.0 Firefly em comparação ao 1.0 Fire Evo. A prova de como o propulsor mais moderno faz a diferença está aqui, com o Fiat Argo aparecendo como o 8º carro mais econômico e, comparando por MJ/km, com os mesmos 1,47 que o subcompacto (e isso considerando a diferença de tamanho e peso entre os dois). O rendimento máximo chega 15,1 km/litro, mas compensa no ciclo urbano, superando o modelo menor e mais barato.

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Fiat Argo 1.0 MT5 9,8 km/litro 10,7 km/litro 13,9 km/litro 15,1 km/litro 1,47 MJ/km 0,401 g/km

9º - Chevrolet Onix 1.0 Turbo - 1,47 MJ/km

Chevrolet Onix 2020

Aparecendo pela última vez no ranking, o Chevrolet Onix completa sua participação com o 1.0 turbo de 116 cv para a versão hatch. Novamente, perde em comparação ao sedã por conta da aerodinâmica e chega a ser menos frugal do que alguns modelos aspirados como o Argo. Obviamente, isso não significa que irá parar no posto de gasolina toda hora, pois pode fazer 16 km/litro.

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Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo MT6 9,4 km/litro 11,2 km/litro 13,5 km/litro 16,0 km/litro 1,47 MJ/km 0,268 g/km

10º - Hyundai HB20 1.0 e 1.0 Turbo - 1,51 MJ/km

Linha Hyundai HB20 2020

O fim da lista dos 10 carros mais econômicos acaba com um empate técnico para o mesmo carro. O Hyundai HB20 com carroceria hatch mostra o mesmo consumo energético para os motores 1.0 aspirado e 1.0 turbo, ambos com transmissão manual (5 marchas para o aspirado e 6 posições para o turbo). Se for escolher pelo rendimento, vai depender da sua necessidade. Se fica mais na cidade, o 1.0 aspirado de 80 cv é mais eficiente, enquanto o 1.0 turbo de 120 cv se sai melhor na estrada.

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Hyundai HB20 1.0 MT5 9,5 km/litro 10,5 km/litro 13,3 km/litro 14,9 km/litro 1,51 MJ/km 0,525 g/km
Hyundai HB20 1.0 Turbo MT5 9,2 km/litro 10,9 km/litro 13,2 km/litro 15,1 km/litro 1,51 MJ/km 0,284 g/km
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