Volvo atualiza logotipo e adota design com pegada minimalista

Volkswagen, Nissan, Kia, Peugeot e Renault também fizeram mudanças do tipo recentemente

Volvo Sneakily Updates Their Logo, Takes The Minimalist Route Volvo Sneakily Updates Their Logo, Takes The Minimalist Route

Depois de Volkswagen, Nissan, Kia, Peugeot, Dacia, General Motors e Renault, a Volvo é a mais nova montadora a promover mudanças no design de seu logotipo. Assim como aconteceu com a concorrência, a renovação foi pensada para refletir a identidade da marca diante das constantes mudanças vividas pela indústria. Em especial, foram acrescentados elementos minimalistas, detalhes escurecidos e recursos que alinham o símbolo ao mundo digital.

O design geral é mais simples e, ao mesmo tempo, elegante. Na comparação com o logotipo anterior, foram removidos sombreamentos, cores e recursos que deixavam a aparência com efeito 3D. Agora, a linguagem 2D predomina (a exemplo dos ícones de aplicativos de smartphones) e o preto prevalece sobre um fundo branco - sem qualquer ligação com as tradicionais cores prata e azul.

Foram mantidos, porém, duas marcas registradas: o círculo e seta, ambos usados desde 1930. Ao que tudo indica, o novo logotipo será usado na imprensa e em materiais corporativos, além de estampar todas as plataformas digitais da marca (incluindo redes sociais como Facebook ao Instagram). Resta saber se será aplicado também nos veículos. Curiosamente, a Volvo preferiu não divulgar release ou comunicado para explicar a mudança.

O novo logotipo é o sétimo apresentado pela Volvo nos 97 anos de história da empresa. A alteração mais recente havia sido realizada em 2016, sendo vista até hoje nos modelos da marca. Antes disso, a empresa se concentrou principalmente no tema azul e prata e o seguiu por décadas.

Outra novidade interessante da Volvo diz respeito ao esquema de nomenclatura de seus carros. A partir dos próximos lançamentos, a marca adotará nomes e não mais códigos. Dessa forma, a prioridade será incorporar batismos de apelo mais emocional e fugir de termos técnicos.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com