Volvo atualiza logotipo e adota design com pegada minimalista
Volkswagen, Nissan, Kia, Peugeot e Renault também fizeram mudanças do tipo recentemente
Depois de Volkswagen, Nissan, Kia, Peugeot, Dacia, General Motors e Renault, a Volvo é a mais nova montadora a promover mudanças no design de seu logotipo. Assim como aconteceu com a concorrência, a renovação foi pensada para refletir a identidade da marca diante das constantes mudanças vividas pela indústria. Em especial, foram acrescentados elementos minimalistas, detalhes escurecidos e recursos que alinham o símbolo ao mundo digital.
O design geral é mais simples e, ao mesmo tempo, elegante. Na comparação com o logotipo anterior, foram removidos sombreamentos, cores e recursos que deixavam a aparência com efeito 3D. Agora, a linguagem 2D predomina (a exemplo dos ícones de aplicativos de smartphones) e o preto prevalece sobre um fundo branco - sem qualquer ligação com as tradicionais cores prata e azul.
Galeria: Volvo C40 Recharge
Foram mantidos, porém, duas marcas registradas: o círculo e seta, ambos usados desde 1930. Ao que tudo indica, o novo logotipo será usado na imprensa e em materiais corporativos, além de estampar todas as plataformas digitais da marca (incluindo redes sociais como Facebook ao Instagram). Resta saber se será aplicado também nos veículos. Curiosamente, a Volvo preferiu não divulgar release ou comunicado para explicar a mudança.
O novo logotipo é o sétimo apresentado pela Volvo nos 97 anos de história da empresa. A alteração mais recente havia sido realizada em 2016, sendo vista até hoje nos modelos da marca. Antes disso, a empresa se concentrou principalmente no tema azul e prata e o seguiu por décadas.
Outra novidade interessante da Volvo diz respeito ao esquema de nomenclatura de seus carros. A partir dos próximos lançamentos, a marca adotará nomes e não mais códigos. Dessa forma, a prioridade será incorporar batismos de apelo mais emocional e fugir de termos técnicos.
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 12:00 Os detalhes do Bao 5, o Leopardo chinês que a BYD vai vender no Brasil
- 11:00 Perto de mudar, Peugeot 2008 tem desconto com preço de Renault Kardian
- 10:00 ABVE: produção nacional de carros elétricos começará até 2026
- 09:00 RAM 1500 Classic sai de linha no Canadá, mas segue firme à venda no Brasil
- 08:00 Teste Chevrolet Spin Premier 2024: para quem precisa de 7 lugares
- 16:17 Ram Rampage Night Edition tem visual exclusivo e chega por R$ 277.990
- 15:18 Novo Renault Duster é lançado com conjunto híbrido E-Tech de 140 cv
- 12:19 Chery confirma picape média para brigar com Toyota Hilux e Ford Ranger