A Nissan apresentou o Ariya, seu primeiro crossover totalmente elétrico e que terá um papel de reinventar a marca japonesa depois de anos com quedas nas vendas. A fabricante planeja lançar 12 novos carros nos próximos 18 meses. E, para sinalizar este novo caminho, a Nissan aproveitou para introduzir sua nova logomarca, não só para a fabricante como também para a submarca de alta performance Nismo.

Uma dica de que a Nissan iria atualizar seu logotipo com um novo design apareceu em março, quando a fabricante fez pedido de registro do desenho. Quatro meses depois, aqui está o novo logo. Ao invés do desenho circular com o nome da marca cortando no meio, o novo emblema usa um design em semi-circulo, enquanto o nome "Nissan" fica no meio e sem borda.

O novo design é mais plano do que o anterior, sendo a mudança mais significante. Está mais alinhado com o mundo digital, deixando de lado elementos como sombras que o deixavam com uma aparência 3D, adotando uma aparência 2D, como a que é usada nos ícones dos aplicativos dos smartphones. O novo logo da Nismo usa o mesmo estilo.

Este novo emblema da Nissan segue uma tendência crescente na industria automotiva. No ano passado, a Volkswagen apresentou seu novo logo, também com um estilo plano e que, segundo a empresa, marcava "o começo de uma nova era". A BMW fez algo parecido no início do ano, com alterações nas cores usadas e desenho mais limpo.

Galeria: Nissan Ariya 2021

Será interessante ver se outras fabricantes seguirão esta tendência ou se ela irá durar pouco. A Kia será a próxima a mudar de logotipo, usando um novo estilo que tem apenas o nome da marca, a ser lançado em outubro. Outras empresas, como a Fiat, já fizeram alterações há pouco tempo e não devem renovar seus símbolos tão cedo.

Fotos: divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com