Novos Alfa Romeo terão o menor número de telas possível na cabine

CEO da marca italiana diz que não vende um iPad com um carro em volta, mas sim um Alfa Romeo

Alfa Romeo Giulia Gtam - multimídia Alfa Romeo Giulia Gtam - multimídia

Enquanto boa parte da indústria automotiva atual segue colocando centrais multimídia com telas cada vez maiores em seus carros, a Alfa Romeo quer seguir outro caminho. Isso porque o atual CEO da marca italiana, Jean-Philippe Imparato, disse que os carros serão sempre voltados ao motorista, não para o sistema de entretenimento, que se tornou até critério de escolha na hora de comprar carro há alguns anos no mercado.

O executivo revelou os próximos passos da famosa marca italiana em entrevista ao site Caradisiac. De acordo com Imparato, os veículos da Alfa Romeo sempre serão pensados do zero e centrados no motorista, ou seja, terão que transmitir emoções e manter o tal do “cuore sportivo” (coração esportivo, traduzido do italiano) da marca, reconhecida pela aura esportiva desde que o primeiro carro foi fabricado lá em 1910. 

“Para a Alfa Romeo, eu tenho um posicionamento muito particular. Tudo centrado no piloto, no motorista, com o mínimo de telas possíveis no carro… Não vendo um iPad com um carro em volta, eu vendo um Alfa Romeo”, disse na entrevista ao destacar que o carro deve ser focado integralmente no motorista, não nas centrais multimídias que estão presentes na maioria dos carros produzidos atualmente.

Porém o desafio mesmo é como a marca vai fazer para manter a tal esportividade e emoção em seus carros, que serão todos elétricos a partir de 2027. Esse é um caminho desafiador, pois o ronco do motor é parte fundamental da experiência sensorial em um modelo esportivo, mas até lá, a marca certamente vai revelar mais detalhes. O executivo acredita que uma direção envolvente é crucial para o sucesso da fabricante, mesmo com seus passos iniciais na eletrificação.

O que chama a atenção mesmo é que o sistema multimídia é parte integrante da cabine de um carro hoje, fora que também é um dos critérios de escolha que tem peso para o consumidor, principalmente para quem usa bastante o smartphone.

Vale dizer que é um caminho oposto ao restante da indústria automotiva, que vêm ampliando o tamanho de telas nos automóveis e aumentando até quantidade de telas (recurso às vezes de gosto duvidoso, é verdade) no interior, à exemplo da atual geração do Mercedes-Benz Classe S. Outra tendência também é a disposição vertical em vez de horizontal dos displays digitais, iniciada pela Tesla há alguns anos, mas que hoje pode ser vista em modelos como a Fiat Toro.

Agora resta aguardar para ver como ficará o design do interior dos modelos Alfa Romeo com esse novo posicionamento da marca. O próximo modelo que será lançado será o Tonale, primeiro veículo híbrido plug-in da marca e o último a ser produzido sobre a plataforma Giorgio da FCA, desenvolvida em 2015 sob a liderança de Sergio Marchionne.

Atualmente, a Alfa Romeo comercializa apenas dois modelos, ambos baseados na plataforma Giorgio: Giulia e Stelvio. Essa plataforma já tem 6 anos e não foi desenvolvida com foco na eletrificação, com isso, deverá ser substituída nos próximos anos por uma das novas arquiteturas STLA da Stellantis.

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