Além dos recém-renovados Land Cruiser e Tundra 2022, a plataforma TNGA-F será adotada pelas próximas gerações de outros importantes modelos do portfólio da Toyota. Conforme adianta reportagem da revista Motor Trend, a arquitetura servirá de base para as novas linhagens das picapes Hilux e Tacoma, bem como dos SUVs SW4 e 4Runner. Moderna e adaptável, foi projetada especificamente para veículos construídos com carroceria sobre chassi.
A adoção de uma base única para toda a linha global de utilitários proporcionará redução de custos, tempo de desenvolvimento e consideráveis ganhos em economia de escala para a Toyota. A arquitetura atende aos mais modernos padrões tecnológicos da empresa, de tal modo que já nasce capaz de abrigar motores elétricos e compartilhar o maior número possível de componentes.
Na prática, abre caminho para o lançamento de versões híbridas e híbridas plug-in sem necessidade de adaptações ou maiores investimentos. Além disso, permitirá o compartilhamento da arquitetura eletrônica - ou seja, sistemas de entretenimento, dispositvos de segurança e equipamentos de assistência à condução poderão ser comunizados entre todos os veículos da plataforma.
A estratégia aproximará Hilux e Tacoma pela primeira vez em quase 30 anos. Até meados dos anos 1990, as duas picapes eram bastante próximas tanto do ponto de vista estrutural quanto estético. A partir de 2005, porém, houve distanciamento e cada uma seguiu caminho próprio - a primeira com alcance global e segunda com foco voltado para a América do Norte. O mesmo aconteceu com SW4 e 4Runner, que chegaram a ser praticamente o mesmo carro até 2002.
O design deverá seguir a linha adiantada pela Tundra, ou seja, linhas dinâmicas, traços fortes e carroceria com aspecto bastante musculoso. Cada modelo, porém, terá identidade própria e acertos estéticos específicos para o gosto de cada região. O lançamento, tanto da Hilux quanto da Tacoma, deverá acontecer entre 2023 e 2024. O mesmo vale para as respectivas variantes SUV.
Fonte: Motor Trend
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