O número de emplacamentos de veículos novos na 1ª quinzena de setembro mostra um viés de baixa na comparação com o mesmo período de agosto. Para se ter uma ideia, a líder Strada teve 3.137 unidades registradas até ontem (15/09), contra 3.797 unidades nos primeiros quinze dias do mês passado. Mais do que isso, a disputa pela liderança está bastante acirrada.
Numa inédita vice-liderança geral até o momento, o Jeep Compass (2.955) está a menos de 200 unidades da picape da Fiat e apenas 35 unidades à frente do Hyundai HB20 (2.920). Oitavo colocado no início de agosto, o Volkswagen T-Cross (2.768) saltou quatro posições para assumir a ponta entre os SUVs compactos, com a Fiat Toro (2.715) completando um top 5 separado por pouco mais de 400 unidades.
Atrás do Fiat Mobi (2.315) e do Jeep Renegade (1.996), o destaque deste início de setembro é a reação do Chevrolet Onix (1.917) voltando a aparecer entre os primeiros colocados após a retomada da produção da fábrica de Gravataí (RS) e com potencial de subir ainda mais até o fim do mês. Em 14º, o Onix Plus (1.456) também retoma a posição de honra entre os sedãs após um bom período ausente.
A disputa entre Toyota Hilux (1.773), 9ª, e Chevrolet S10 (1.702), 11ª, segue acirrada, mas com posições invertidas em relação ao resultado de agosto. Também mostrando reação, o Chevrolet Tracker (1.541) já aparece em 12º. No compasso de espera para a chegada da nova geração às lojas, o Hyundai Creta (1.440) foi superado pelo Honda HR-V (1.482).
Top 10 no mês passado, o Toyota Corolla Cross (1.287) caiu para 20º, com menos da metade dos emplacamentos do rival Compass. Menção também para a Fiat Fiorino (1.220) bem próxima do top 20, para a perda de fôlego do Fiat Cronos (1.027) e para o Renault Kwid emplacando menos de mil unidades (944) e sendo ameaçado pelo VW Fox (933) na disputa por um modesto 23º lugar.
POS. |
MODELO |
PARC. SET. 21 |
1º |
FIAT STRADA |
3.137 |
2º |
JEEP COMPASS |
2.955 |
3º |
HYUNDAI HB20 |
2.920 |
4º |
VW T-CROSS |
2.768 |
5º |
FIAT TORO |
2.715 |
6º |
FIAT MOBI |
2.315 |
7º |
JEEP RENEGADE |
1.996 |
8º |
CHEVROLET ONIX |
1.917 |
9º |
TOYOTA HILUX |
1.773 |
10º |
VW GOL |
1.706 |
11º |
CHEVROLET S10 |
1.702 |
12º |
CHEVROLET TRACKER |
1.541 |
13º |
HONDA HR-V |
1.482 |
14º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
1.456 |
15º |
HYUNDAI CRETA |
1.440 |
16º |
VW NIVUS |
1.423 |
17º |
TOYOTA COROLLA |
1.416 |
18º |
FIAT ARGO |
1.289 |
19º |
NISSAN KICKS |
1.288 |
20º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
1.287 |
21º |
FIAT FIORINO |
1.220 |
22º |
FIAT CRONOS |
1.027 |
23º |
RENAULT KWID |
944 |
24º |
VW FOX |
933 |
25º |
HYUNDAI HB20S |
891 |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Motor1.com e divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora