O segmento de picapes continua vivendo um ótimo momento comercial no país. Segundo os números oficiais da Fenabrave, em agosto foram emplacadas 33.356 unidades, 26,4% a mais do que no mesmo período do ano passado. Numa comparação com o mercado como um todo, que recuou 8,65%, o desempenho se torna ainda mais expressivo.
Modelo mais vendido no geral no mês passado, a Fiat Strada (9.111) ultrapassou os 85% de market share entre as picapes menores. Vale ressaltar, no entanto, que a Volkswagen Saveiro (1.561), esperando por uma reestilização, é a sua única concorrente real, já que a Chevrolet Montana (33) deixou de ser produzida e só retornara ao mercado como um modelo maior.
Picapes Pequenas | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2021 | AGO/21 | JUL/21 | AGO/20 | % AGO 21 | % JUL 21 | VARIAÇÃO AGO/JUL | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | FIAT STRADA | 79614 | 9111 | 9438 | 8689 | 85,11% | 86,24% | -3,46% | 4,86% |
2º | VW SAVEIRO | 18540 | 1561 | 1409 | 3197 | 14,58% | 12,87% | 10,79% | -51,17% |
3º | CHEVROLET MONTANA | 2109 | 33 | 97 | 853 | 0,31% | 0,89% | -65,98% | -96,13% |
|
| 100263 | 10705 | 10944 | 12739 | 100,00% | 100,00% | -2,18% | -15,97% |
Na faixa de cima, a Fiat Toro (6.685), embora com leve retração na comparação com o resultado recorde de julho (7.029), manteve uma participação de mercado próxima dos 30%. O grande destaque do mês, no entanto, veio da Chevrolet: com 4.798 unidades, a S10 não tinha um resultado tão bom desde maio de 2014 (5.018). Mais do que isso, a picape foi o carro-chefe da marca em agosto.
Das dez primeiras colocadas, apenas a VW Amarok (909), 8ª, teve resultado inferior ao de 2020 (-3,7%). Terceira, a Toyota Hilux (4.363) cresceu pouco mais de 62%, enquanto a Ford Ranger (2.180) teve alta superior a 70% e respondeu por quase 86% dos emplacamentos da marca no mês passado (2.549). Fechando o top 5, a Nissan Frontier (1.161) não alcançava desempenho similar desde abril de 2014 (1.445).
Apesar de perder quase a metade do total de julho, quando registrou seu recorde no país, a Renault Duster Oroch (986) teve um incremento superior a 260% frente a 2020. Mais uma vez no top 10, a gigante RAM 2500 foi a nº 1 para 368 consumidores – nos últimos dois meses, foram quase mil unidades de uma picape que custa mais de R$ 400 mil.
Picapes Médias / Grandes | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2021 | AGO/21 | JUL/21 | AGO/20 | % AGO 21 | % JUL 21 | VARIAÇÃO AGO/JUL | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | FIAT TORO | 47806 | 6685 | 7029 | 4823 | 29,51% | 30,54% | -4,89% | 38,61% |
2º | CHEVROLET S10 | 21722 | 4798 | 4142 | 2063 | 21,18% | 18,00% | 15,84% | 132,57% |
3º | TOYOTA HILUX | 28175 | 4363 | 4575 | 2690 | 19,26% | 19,88% | -4,63% | 62,19% |
4º | FORD RANGER | 13810 | 2180 | 1827 | 1279 | 9,62% | 7,94% | 19,32% | 70,45% |
5º | NISSAN FRONTIER | 6839 | 1161 | 922 | 561 | 5,13% | 4,01% | 25,92% | 106,95% |
6º | MITSUBISHI L200 | 7911 | 1045 | 1077 | 927 | 4,61% | 4,68% | -2,97% | 12,73% |
7º | RENAULT DUSTER OROCH | 8806 | 986 | 1872 | 271 | 4,35% | 8,13% | -47,33% | 263,84% |
8º | VW AMAROK | 5062 | 909 | 857 | 944 | 4,01% | 3,72% | 6,07% | -3,71% |
9º | RAM 2500 | 2014 | 368 | 560 | 40 | 1,62% | 2,43% | -34,29% | 820,00% |
10º | EFFA V21 | 339 | 73 | 56 | 35 | 0,32% | 0,24% | 30,36% | 108,57% |
11º | RAM 1500 | 428 | 47 | 68 | 0 | 0,21% | 0,30% | -30,88% | - |
12º | EFFA V22 | 134 | 33 | 25 | 15 | 0,15% | 0,11% | 32,00% | 120,00% |
13º | AGRALE MARRUÁ | 2 | 1 | 1 | 0 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | - |
14º | CHEVROLET SILVERADO | 3 | 1 | 1 | 0 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | - |
15º | FORD F150 / F250 | 2 | 1 | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | - | - |
|
| 143053 | 22651 | 23012 | 13648 | 100,00% | 100,00% | -1,57% | 65,97% |
Fonte: Fenabrave