Depois de quase três décadas no mercado, a Triumph Speed Triple 1200 RS 2021 reafirmou sua autoridade na categoria das supernakeds. Com 30 cv extras e mais leve em relação à antecessora, a nova Speed Triple foi um tiro direto na concorrência. Apesar do sucesso, a marca não estava satisfeita. Com o lançamento da Triumph Speed Triple RR 2022, ela também tem na mira o mercado de motocicletas esportivas.
O R extra no nome garante a suspensão semi-ativa Öhlins Smart EC 2.0 ajustável eletronicamente, um salto tecnológico sobre o já avançado garfo invertido NIX30 encontrado na RS. O pneu Pirelli Diablo Supercorsa SP V3 justifica ainda mais o nome RR com aderência extra, enquanto a ergonomia revisada segue a linha de criar um compromisso entre a pista e as ruas.
Os semi-guidões posicionam as mãos do piloto mais abaixo e à frente do que na RS e pedaleiras elevadas promovem uma atitude mais agressiva, mas não sacrificam o conforto durante uso diário. A altura do assento, de 825 mm, é apenas um pouco mais baixa que na naked em que se baseia, resultando em uma postura esportiva, mas acessível.
No entanto, a RR não trata apenas de função, mas também de uma forma marcante. O farol redondo único é a joia da coroa da moto, uma quebra há muito esperada da tradicional configuração de farol duplo da família Triple. Uma carenagem retrô igualmente elegante acompanha o novo farol e dá à RR uma aparência elegante e agressiva.
Sem surpresa, a Triumph oferece a Speed Triple RR com as opções de pintura Red Hopper / Storm Grey ou Crystal White / Storm Grey com detalhes dourados. Ambas as tonalidades bicolores mantêm a elegância da Speed Triple, mas também estabelecem suas intenções esportivas.
Além das novas carenagens, suspensão sofisticada e ergonomia refeita, a RR ainda é uma Speed Triple. O mesmo tricilíndrico em linha DOHC de 1.160 cm³ refrigerado a líquido da RS alimenta a RR, entregando 177 cv de potência a 10.750 rpm e 12,7 kgfm de torque a 9.000 rpm. A caixa de câmbio de 6 velocidades tem embreagem assistida e deslizante, o que suaviza os trancos do motor nas reduções.
O potente trem de força é envolto em um quadro de alumínio da Triumph que foi introduzido pela primeira vez na RS. A RR também mantém a alavanca de freio ajustável que comanda a dupla de pinças monobloco Brembo Stylema com discos de 320 mm. Atrás, A pinça única tem dois pistões e um disco de 220 mm. É o mesmo conjunto tanto na naked quando na nova esportiva.
A RR herda o conjunto de eletrônica embarcada de última geração da Speed Triple RS, incluindo cinco modos de condução, controle de empinada, ABS atuante em curvas, controle de tração, quickshifter bidirecional e controle de cruzeiro. Os usuários ajustam as configurações por meio do painel TFT colorido de 5 polegadas.
Com preço anunciado nos EUA de US$ 20.950 (R$ 109.076), a Speed Triple RR 2022 sai US$ 2.650 (R$ 13.797) mais cara que a naked RS. A novidade estará disponível nas concessionárias Triumph daquele país em janeiro de 2022, ainda sem previsão para o Brasil. Sim, a Speed Triple RS 2021 foi um marco para a marca, mas a Triumph encontrou uma maneira de se ofuscar com a Speed Triple RR 2022.
Fonte: Triumph
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