Quem é fã de jogos de corridas certamente conhece Gran Turismo, game de simulação de corridas presente nos consoles PlayStation desde 1997, quando o primeiro título da franquia foi lançado. Passados 24 anos, a Polyphony Digital anunciou a data de lançamento para o Gran Turismo 7: dia 4 de março de 2022, tanto para PlayStation 5 quanto PS4.

Os mais antenados no mundo dos games vão reparar que já passaram 8 anos desde o Gran Turismo 6, o último jogo da franquia que contava com uma variedade de carros generosa no estilo como conhecemos a franquia. Em 2017 até foi lançado o Gran Turismo Sport, que acabou saindo um pouco da fórmula original e acabou ficando mais conhecido pelas corridas no modo online – que de certa forma popularizou a franquia entre os mais jovens.

Galeria: Gran Turismo 7 - Trailer

E junto do anúncio veio em um trailer do novo Gran Turismo 7 com poucos mais de 3 minutos de duração. É o suficiente para ver como a 7ª edição do game está caprichada no realismo e na iluminação. O vídeo começa cinematográfico com uma música clássica ao fundo e o belo conceito Porsche 917, que foi revelado em 2019. Logo depois aparecem diversos cenários com texturas bem produzidas, cujo gráfico tem como base a captação do jogo no PlayStation 5 – console da nova geração.

Conforme a música vai dando o clima de suspense, há flashes do novo Toyota GR86 e uma tomada interna de uma Ferrari, ressaltando a riqueza de detalhes do jogo. Daí em diante o clipe vai ficando mais animado e aparece o mapa com diversos locais para o modo de fotografia, incluindo todas as gerações do Nissan Skyline reunidas (já tradição na série) para uma fotografia em “família”.

Podemos reparar também na quantidade de autódromos oficiais e até pistas clássicas do game, como o High Speed Ring. Bacana que vai ter também até circuitos de rali para veículos off-road. As tomadas com visão em primeira pessoa empolgam, assim como os roncos de motores. A personalização dos carros, que prometem ser mais de 400 modelos diferentes, parece ser mais completa e deve saltar para outro nível. E além dos esportivos e carros japoneses, os modelos clássicos também marcarão presença.

Mas caso o Gran Turismo acabe atrasando para chegar ao mercado, não se preocupe, pois a franquia é conhecida por seus longos atrasos entre o anúncio do jogo e o seu lançamento. Ele era previsto inicialmente para este ano, logo depois do lançamento do PlayStation 5 – realizado no final de 2020. Mas a produtora disse que a pandemia acabou atrasando seu desenvolvimento, o que empurrou o lançamento do game para 2022.

Com o preço alto e a falta do PS5 nas lojas, a Sony decidiu que irá lançar o Gran Turismo 7 também para PS4, o que é uma boa notícia para quem ainda não pode adotar a nova geração do console. Porém, a empresa também confirmou que será necessário pagar US$ 10 para fazer o upgrade do jogo de PS4 para PS5 - ao contrário do caso de Horizon Forbidden West, que terá upgrade gratuito. Agora aguardemos. E você, o que achou do trailer?

Envie seu flagra! flagra@motor1.com