Sem semicondutores, a Volkswagen não tem muita escolha a não ser continuar a retirar equipamentos de seus carros. Como aconteceu com o Nivus recentemente, a dupla Volkwagen Polo e Virtus silenciosamente mudou a lista de equipamentos no configurador. Agora as versões mais baratas (1.0 e 1.6 do Polo e 1.6 do Virtus) não contam mais com a central Composition Touch de série, passando a cobrar R$ 1.820 para voltar a trazer o item.
Tanto o Volkswagen Polo quanto o Virtus não mostram mais o Composition Touch como item de série. Ao entrar na lista de equipamentos, as versões 1.0 MPI e 1.6 MSI do hatch e 1.6 MSI do sedã mostra “Sem rádio, mas com chicote para 4 alto-falantes”, mostrando que não foi um erro, mas sim uma mudança na oferta como foi no caso do Nivus. Além disso, a multimídia agora aparece como um opcional sozinho – nem ao menos entrou como parte de um dos pacotes.
Além de perder a multimídia, a dupla ainda teve um reajuste nos preços para setembro, ficando até R$ 3.200 mais caros em todas as versões, com aumentos acima de R$ 2 mil nas variantes a partir da Comfortline (justamente as que mantiveram a central multimídia VW Play de série). Por perder a Composition Touch, as configurações com motores aspirados tiveram um acréscimo bem menor – só a versão 1.0 MPI do Polo teve uma redução de R$ 120.
Pela tabela no configurador da Volkswagen, o Polo parte de R$ 67.670 na versão mais básica, a única com o motor 1.0 MPI aspirado de 84 cv a 6.350 rpm e 10,4 kgfm a 3.000 rpm, sempre com câmbio manual de 5 marchas. Em seguida vem o Polo com o 1.6 MSI de 117 cv a 5.750 rpm e 16,5 kgfm a 4.000 rpm, por R$ 79.270 com transmissão manual e R$ 80.370 na versão automática de 6 posições, ambas com um leve aumento de R$ 180.
Em compensação, ao adotar o motor 1.0 TSI de 128 cv a 5.500 rpm e 20,4 kgfm a 2.000 rpm, o Polo Comfortline sobe para R$ 96.350 após o aumento de R$ 2.360. A versão Highline supera a barreira de R$ 100 mil e agora será vendida por R$ 103.490, R$ 2.500 a mais do que em agosto. Por fim, a configuração esportiva GTS com o 1.4 TSI de 150 cv a 4.500 rpm e 25,5 kgfm a 1.500 rpm ficou R$ 3.100 mais cara e passa a custar R$ 126.190.
No caso do Virtus, o preço inicial é de R$ 85.470 na versão 1.6 MSI com câmbio manual e R$ 92.870 com transmissão automática, um reajuste de R$ 280 e R$ 480, respectivamente. A versão Comfortline com o 1.0 turbo teve um aumento de R$ 2.500 e supera os R$ 100 mil, custando R$ 100.890. A configuração Highline encareceu R$ 2.800 para custar R$ 115.290. O sedã na versão esportiva GTS é a que mostra o maior reajuste, de R$ 3.200, para custar R$ 132.290.
MODELO | PREÇO ATUAL | PREÇO ANTERIOR | DIFERENÇA |
Polo 1.0 MPI MT5 | R$ 67.670 | R$ 67.790 | - R$ 120 |
Polo 1.6 MSI MT5 | R$ 79.270 | R$ 79.090 | + R$ 180 |
Polo 1.6 MSI AT6 | R$ 80.370 | R$ 80.190 | + R$ 180 |
Polo 1.0 200 TSI Comfortline AT6 | R$ 96.350 | R$ 93.990 | + R$ 2.360 |
Polo 1.0 200 TSI Highline AT6 | R$ 103.490 | R$ 100.990 | + R$ 2.500 |
Polo 1.4 250 TSI GTS AT6 | R$ 126.190 | R$ 123.090 | + R$ 3.100 |
MODELO | PREÇO ATUAL | PREÇO ANTERIOR | DIFERENÇA |
Virtus 1.6 MSI MT5 | R$ 85.470 | R$ 85.190 | + R$ 280 |
Virtus 1.6 MSI AT6 | R$ 92.870 | R$ 92.390 | + R$ 480 |
Virtus 1.0 TSI 200 Comfortline AT6 | R$ 100.890 | R$ 98.390 | + R$ 2.500 |
Virtus 1.0 TSI 200 Highline AT6 | R$ 115.290 | R$ 112.490 | + R$ 2.800 |
Virtus 1.4 TSI 250 GTS AT6 | R$ 132.290 | R$ 129.090 | + R$ 3.200 |
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