Depois de atiçar a curiosidade do público com a divulgação dos primeiros teasers, a Dacia oficializa nesta sexta-feira (3) o lançamento da perua Jogger 2022. Baseada na nova geração da dupla Logan/Sandero, a station adota a plataforma modular CMF-B do grupo Renault e combina características de perua, multiuso e SUV. Carrega forte apelo familiar, espaço interno para 5 ou 7 passageiros e visual parrudo evidenciado pela versão aventureira Stepway.
No design, a dianteira praticamente não muda em relação ao Sandero, ou seja, grade ampla, faróis com LEDs em formato de Y e para-choque com ampla entrada de ar inferior. O destaque mesmo fica por conta da traseira, que é reta e equipada com enormes lanternas verticais - bem ao estilo das peruas da Volvo. Laterais, por sua vez, têm ampla área envidraçada, teto alto e portas largas para facilitar o acesso dos ocupantes à cabine.
Ao todo, são 4,55 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,63 m de altura e excepcionais 2,9 metros de distância entre-eixos (praticamente a mesma medida da Fiat Toro). A pegada SUV desta versão é reforçada pela distância de 20 cm em relação solo. Na cabine, há espaço de sobra para 5 ou 7 passageiros. De acordo com a Dacia, são 708 litros de espaço para bagagem com os 5 assentos em uso e 160 litros com todos os 7 ocupantes a bordo.
Com todos os bancos traseiros rebatidos a capacidade sobe para 1.600 litros. A marca diz que o espaço é suficiente para transportar objetos como carrinhos de bebê e bicicletas na horizontal sem precisar desmontá-los. O espaço pode ser usado também para acomodar equipamentos de caminhada, ferramentas e até transportar animais de estimação. Para organizar melhor a carga, o porta-malas dispõe de ganchos, anéis e até uma tomada de 12V.
Entre os principais equipamentos, a versão básica oferece dois alto-falantes, docking station para smartphone integrada ao painel, conexões Bluetooth e USB, controles no volante e computador de bordo. A configuração intermediária acrescenta mais dois alto-falantes, entrada USB no painel e tela sensível ao toque de 8 polegadas. No topo da gama, o acabamento mais caro adiciona conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, seis alto-falantes e duas portas USB.
Já a lista de opcionais inclui bancos dianteiros aquecidos, ar-condicionado automático com display digital, acesso sem chave, abertura elétrica da tampa do porta-malas, limpadores automáticos, freio de estacionamento elétrico, câmera de ré, sensor de pontos cegos e sensores de estacionamento na frente e atrás.
Sob o capô, são oferecidas duas opções de motorização: 1.0 turbo a gasolina de 110 cv e 1.0 turbo a gasolina/GLP de 100 cv. Ambos são associados ao câmbio manual de 6 marchas. Posteriormente, a Dacia oferecerá uma opção híbrida equipada com o mesmo conjunto atualmente usado pelos modelos da Renault.
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