Para quem não é do mundo das motos, é fácil classificar os veículos de duas rodas apenas como pequenos e utilitários. Isso implica em motores de baixa cilindrada e pouca potência, certo? Errado, bem errado. Separamos aqui algumas das motos vendidas no Brasil que tem propulsor sobrando.

E não estamos falando de motos com mais motor que um Renault Kwid, Fiat Mobi ou outro modelo de entrada "popular", com propulsor 1.0. Algumas das motos que você vai encontrar aqui são maiores em cilindrada do que a maior parte dos veículos de passeio atualmente comercializados no Brasil.

BMW K 1600

Motos com mais motor que um carro
BMW K 1600 GTL

A linha de grandes estradeiras da marca bávara no Brasil é composta pela R 1250 RT e pela dupla K 1600 B e K 1600 GTL. As duas últimas se diferenciam um pouco em proposta, com a B trazendo bagageiros laterais e mais foco no piloto. Já a GTL tem um generoso encosto para garupa e bagageiro traseiro que parece mais um porta-malas.

As duas K 1600 da BMW são equipadas com um propulsor de, pasmem, seis cilindros em linha com 1.649 cm³. Tudo nele parece ter vindo de um carro, até mesmo o eixo cardã que leva a força para a roda traseira. A potência é de carro médio já: 160 cv a 7.750 rpm e 17,8 kgfm de torque a 5.250 rpm. Vale lembrar que é raríssimo encontrar uma moto sobrealimentada, ao contrário dos carros, que já adotaram turbo há anos. Claro que o preço ainda é de BMW de luxo, com a K 1600 B saindo por R$ 248.500.

Harley-Davidson Milwaukee-Eight 107

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Harley-Davidson Sport Glide 107

A Harley-Davidson não é conhecida por oferecer motos pequenas, muito menos baratas. Tanto que seus modelos nem possuem mais tabela de preços no site oficial da marca. Mas algo que a empresa não economiza é nos motores. Hoje disponível a partir da Sport Glide, o propulsor Milwaukee-Eight 107 é o "motor de entrada" da Harley-Davidson nacional.

O número se refere à capacidade cúbica em polegadas. Em uma métrica que o resto do mundo usa, são 1.746 cm³ a partir do clássico bicilíndrico em V. A Harley tradicionalmente não divulga dados de potência, mas seu torque declarado é de 14,7 kgfm a 3.250 rpm. Vale reforçar: apenas dois cilindros e sem turbo.

Honda Gold Wing

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Honda Gold Wing

Você já se pegou olhando para um Honda Civic e pensou "nossa, tem duas rodas sobrando"? Seus problemas acabaram. A marca oferece por aqui a Gold Wing, moto que, há décadas, sempre traz o máximo de tecnologia embarcada e conforto para a linha de modelos de duas rodas da empresa japonesa.

Nela, o propulsor tem nada menos que 1.833 cm³ de capacidade, mais que um Honda HR-V 1.8, por exemplo. E sua configuração é bastante exótica também. Não é um Subaru, mas a Honda Gold Wing traz um propulsor de seis cilindros contrapostos. Ele entrega 126 cv de potência a 5.500 rpm e 17,3 kgfm de torque a 4.500 rpm.

Outro ponto em que a Honda Gold Wing se assemelha a um carro é na lista de equipamentos. Dependendo do mercado, a moto pode oferecer central multimídia com Android Auto e Apple Car Play, câmbio automatizado de dupla embreagem e até mesmo um airbag para o motorista, digo, piloto. O preço é de Civic também, partindo de R$ 145.237 sem frete.

Harley-Davidson Milwaukee-Eight 114

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Harley-Davidson Ultra Limited 114

Se a Harley Sport Glide traz um motor de 107 polegadas cúbicas, todas as demais motos da marca no Brasil saem da loja com o Milwaukee-Eight 114, uma das maiores opções dentro do catálogo global da marca. São 1.868 cm³ de capacidade, uma potência que a Harley-Davidson guarda para si e 15,8 kgfm de torque a partir do bicilíndrico em V.

Triumph Rocket 3R

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Triumph Rocket 3R

A Triumph Rocket 3R foi apresentada no mercado brasileiro ainda em 2019. Dentro do catálogo da marca britânica, a moto sempre foi superlativa e exótica. Tanto que o site oficial da empresa por aqui tem uma categoria só para ela dentro da relação de modelos. Além de 291 kg de peso e porte de tanque, ela é a moto com o maior motor à venda em nosso país. Maior que a maior parte dos carros inclusive.

O propulsor que equipa a Triumph Rocket 3R tem 2.458 cm³ de capacidade. Ele é montado em posição longitudinal, algo já estranho para uma motocicleta. O mais estranho é que se trata de um três cilindros em linha. Os números de performance acompanham a cilindrada, entregando 165 cv a 6.000 rpm com pico de torque de 22,5 kgfm a 4.000 rpm. Para comparação, um VW Polo TSI tem 128 cv e 20,4 kgfm. E o preço nem é o maior da lista, sendo cobrados R$ 115.990.

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