Diversas cidades francesas estão limitando a velocidade máxima no centro, passando de 50 km/h para apenas 30 km/h. Então não é exatamente uma surpresa que a prefeitura de Paris anuncia que adotará o mesmo limite de velocidade de 30km/h para quase toda a cidade a partir desta semana.
Esta mudança não é tão drástica assim para os moradores da capital da França, pois até então, 60% das ruas de Paris já haviam reduzido o limite de 50 km/h para 30 km/h. A medida parece mais um anúncio para a imprensa, especialmente quando lembramos que era uma das promessas de campanha da atual prefeita, Anne Hidalgo, reeleita em 2019.
A alteração para 30 km/h é motivada principalmente pela segurança no trânsito, especialmente na coexistência entre carros, motocicletas, ciclistas e pedestres. Há também o desejo em reduzir a emissão de poluentes e o barulho causado pelos motores.
Obviamente, há algumas exceções ao redor de Paris, com algumas vias mantendo o limite de 50 km/h. São algumas ruas que já tinham um movimento maior e que não tem muito acesso de pedestres e ciclistas. Outro caso é do anel viário ao redor da cidade, que manteve o limite de 70 km/h no momento, embora exista uma proposta de reduzir a velocidade para os mesmos 50 km/h das outras vias rápidas da capital.
Esta decisão é mais uma que afetará muito as ruas de Paris. A prefeitura anunciou em 2017 que proibirá a circulação de qualquer carro com motores a combustão a partir de 2030, seja abastecido a diesel ou gasolina, mesmo que tenha um sistema híbrido (convencional ou plug-in). Depois dessa data, apenas veículos elétricos poderão andar no centro da capital francesa.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Carro da Xiaomi acaba de destruir um recorde da Porsche
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Fiat 500 completa 15 anos de lançamento no Brasil; relembre trajetória
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Por que os britânicos estão obcecados em converter clássicos em elétricos?
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Bizarro: além dos carros, Omoda Jaecoo cria até cachorro e vendedor robô