Após muita expectativa, a Ford Maverick finalmente é confirmada para o mercado brasileiro. Daniel Justo, o novo presidente da fabricante para Brasil e América Latina, conversou com a Folha de São Paulo e revelou que a picape chegará ao país em 2022, embora ainda não tenha uma data certa para quando estará nas concessionárias. E o executivo promete mais lançamentos no futuro e como quer se posicionar como uma marca forte no segmento de picapes.

Questionado pela Folha de São Paulo sobre a situação da empresa no país e como muitos acreditam que a fabricante sairá definitivamente do Brasil, Justo foi direto e falou sobre os lançamentos que veremos em breve. Relembrou que a van Transit está começando a ser feita no Uruguai e desembarcará por aqui em breve; os investimentos na Argentina para a nova geração da Ranger, continuando a carreira da picape média em toda a região; e, por fim, confirmou que a Maverick virá do México.

Galeria: Ford Maverick 2022

“Eu acho que a Maverick terá público muito interessado pela tecnologia, pelas dimensões do produto e pela forma de dirigir. Já fizemos testes aqui e todo mundo ficou extremamente impressionado com a capacidade do produto.”

Logo em seguida, Justo já fala sobre o lançamento da Maverick, confirmando que veremos a picape aqui no ano que vem. No entanto, não diz se a estreia acontecerá no 1º ou no 2º semestre, dizendo que o momento exato ainda não foi definido. A razão seria a alta demanda pela picape nos Estados Unidos, onde já tem mais de 100 mil reservas, o que força a fabricante a esperar até que os clientes norte-americanos sejam atendidos para depois reservar os lotes para outras regiões.

Ainda há mistério sobre a chegada da versão híbrida. A Folha até perguntou sobre a chegada de híbridos e elétricos, mas Justo desconversou sobre qual modelo será lançado, revelando apenas que tem muitas opções entre vários carros da empresa – como Escape Hybrid ou Mustang Mach-E. A única certeza é que veremos modelos eletrificados no futuro.

O que é a Maverick?

Apesar de ter o mesmo nome do cupê que ficou famoso no Brasil, a nova Ford Maverick é uma picape com porte próximo ao da Fiat Toro, medindo 5,07 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,74 m de altura e com um entre-eixos de 3,07 m. Já o modelo da Fiat tem 4,94 m de comprimento e um entre-eixos de 2,99 m. A Maverick foi feita para ser uma opção abaixo da Ranger, em um segmento praticamente inexistente nos EUA (a outra opção é a Hyundai Santa Cruz, lançada recentemente).

Será vendida nos EUA com duas opções de motorização. Os modelos mais baratos usam o 2.5 híbrido de 193 cv, o mesmo conjunto do Escape Hybrid, com quem compartilha plataforma. A Ford afirma que terá um rendimento de 17 km/litro na cidade e uma autonomia de 805 km. A outra escolha é o 2.0 EcoBoost turbo de 253 cv e 38,3 kgfm, sempre com um câmbio automático de 8 marchas e que pode adotar um sistema de tração integral indisponível para a variante híbrida.

Resta saber qual será o posicionamento da Ford Maverick ao chegar ao Brasil. Nos EUA, é o veículo mais barato da fabricante, partindo de US$ 19.995 (R$ 104.405), roubando a posição que era do EcoSport, que encareceu e agora custa US$ 20.395 (R$ 106.494). Por vir do México, a picape não terá que pagar alguns impostos e, caso a versão híbrida venha, teria ainda mais isenções. A fala de Justo comenta sobre a tecnologia do veículo e, como o executivo diz que veremos híbridos e elétricos por aqui, faz sentido ver a Maverick híbrida no país, principalmente por ser um diferencial em relação a suas rivais.

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