Hyundai HB20 2022 perde motor 1.6 em favor do turbo
Versões topo de linha mudam de nome e passam a se chamar Platinum, como no novo Creta
As mudanças promovidas pela Hyundai no portfólio da família HB20 acabam de ter novos detalhes divulgados. Como adiantado, o conhecido propulsor 1.6 flex aspirado, responsável por equipar o modelo desde seu lançamento, foi descontinuado em todas as versões. Com isso, a gama passa a ser abastecida apenas por motores 1.0, seja aspirado ou turbo (mesma estratégia do principal rival, Chevrolet Onix).
Outra novidade diz respeito à nomenclatura de algumas versões. A partir de agora, com a introdução da linha 2022, os acabamentos Platinum e Platinum Plus chegam para ocupar o topo da gama no lugar das variantes Diamond. O restante da gama mantém os codinomes de sempre: Sense, Vision, Evolution e Sport (sendo a primeira e a última exclusivas do hatchback).
Nas configurações Platinum, HB20 e HB20S 2022 trarão de série controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, 4 airbags, acendimento automático dos faróis, câmera de ré, sensor de ré, rodas de liga leve de 15 polegadas e chave presencial (apenas com câmbio automático). A Platinum Plus acrescenta ainda frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa, bancos de couro (marrom no HB20, cinza claro no HB20S), faróis com projetor e faróis de neblina dianteiros, entre outros equipamentos.
Galeria: Hyundai HB20 1.0 Sense 2021 (Teste BR)
A partir de agora, a gama de motores da linha HB20 passa a ter apenas duas opções: 1.0 aspirado e 1.0 turbo (TGDI). No primeiro caso, são 75 cv de potência com gasolina e 80 cv com etanol, ambos a 6.000 rpm. O torque é de 9,4 kgfm e 10,2 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm. Já no segundo, são 120 cv a 6.000 rpm e 17,5 kgfm de torque, a partir de 1.500 rpm. Os números são os mesmos com gasolina ou etanol.
No quesito câmbio, a novidade fica por conta da combinação inédita da transmissão manual de 6 marchas com o motor turbo. É o caso da versão Plantinum 1.0 TGDI MT, que sai por R$ 78.290 no HB20 e R$ 81.990 no HB20S. Todas as demais versões turbo são equipadas apenas com câmbio automático de 6 marchas.
Sobre o aventureiro HB20X, a linha 2022 permanecerá equipada exclusivamente com motor 1.6 e opção de transmissão manual ou automática. A expectativa é que continue vendido com a mecânica atual até acabarem os estoques, recebendo o 1.0 turbo na sequência. O velho 1.6, vale lembrar, continua em linha também no Creta Action, que segue em produção mesmo com a chegada da nova geração.
Tabela de preços Hyundai HB20:
VERSÃO | PREÇO |
HB20 Sense 1.0 flex MT | R$ 59.890 |
HB20 Vision 1.0 flex MT | R$ 64.290 |
HB20 Evolution 1.0 flex MT | R$ 68.120 |
HB20 Platinum 1.0 turboflex MT | R$ 78.290 |
HB20 Platinum 1.0 turboflex AT | R$ 83.890 |
HB20 Sport 1.0 turboflex AT | R$ 87.190 |
HB20 Platinum Plus 1.0 turboflex AT | R$ 89.590 |
VERSÃO | PREÇO |
HB20S Vision 1.0 flex MT | R$ 68.390 |
HB20S Evolution 1.0 flex MT | R$ 72.120 |
HB20S Platinum 1.0 turboflex MT | R$ 81.990 |
HB20S Platinum 1.0 turboflex AT | R$ 87.690 |
HB20S Platinum Plus 1.0 turboflex AT | R$ 92.790 |
VERSÃO | PREÇO |
HB20X Vision 1.6 flex MT | R$ 76.090 |
HB20X Vision 1.6 flex AT | R$ 82.690 |
HB20X Evolution 1.6 flex AT | R$ 87.190 |
HB20X Diamond 1.6 flex AT | R$ 91.490 |
HB20X Diamond Plus 1.6 flex AT | R$ 92.590 |
Veja também:
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Após 12 anos à venda no Brasil, Hyundai HB20 enfim chegará à Argentina
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Hyundai: HB20 troca nome de versão turbo e ganha mais equipamentos