page ad skin

Hyundai HB20 2022 perde motor 1.6 em favor do turbo

Versões topo de linha mudam de nome e passam a se chamar Platinum, como no novo Creta

Hyundai HB20 1.0 Sense 2021 Motor1

As mudanças promovidas pela Hyundai no portfólio da família HB20 acabam de ter novos detalhes divulgados. Como adiantado, o conhecido propulsor 1.6 flex aspirado, responsável por equipar o modelo desde seu lançamento, foi descontinuado em todas as versões. Com isso, a gama passa a ser abastecida apenas por motores 1.0, seja aspirado ou turbo (mesma estratégia do principal rival, Chevrolet Onix).

Outra novidade diz respeito à nomenclatura de algumas versões. A partir de agora, com a introdução da linha 2022, os acabamentos Platinum e Platinum Plus chegam para ocupar o topo da gama no lugar das variantes Diamond. O restante da gama mantém os codinomes de sempre: Sense, Vision, Evolution e Sport (sendo a primeira e a última exclusivas do hatchback).

Nas configurações Platinum, HB20 e HB20S 2022 trarão de série controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, 4 airbags, acendimento automático dos faróis, câmera de ré, sensor de ré, rodas de liga leve de 15 polegadas e chave presencial (apenas com câmbio automático). A Platinum Plus acrescenta ainda frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa, bancos de couro (marrom no HB20, cinza claro no HB20S), faróis com projetor e faróis de neblina dianteiros, entre outros equipamentos. 

Galeria: Hyundai HB20 1.0 Sense 2021 (Teste BR)

A partir de agora, a gama de motores da linha HB20 passa a ter apenas duas opções: 1.0 aspirado e 1.0 turbo (TGDI). No primeiro caso, são 75 cv de potência com gasolina e 80 cv com etanol, ambos a 6.000 rpm. O torque é de 9,4 kgfm e 10,2 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm. Já no segundo, são 120 cv a 6.000 rpm e 17,5 kgfm de torque, a partir de 1.500 rpm. Os números são os mesmos com gasolina ou etanol.

No quesito câmbio, a novidade fica por conta da combinação inédita da transmissão manual de 6 marchas com o motor turbo. É o caso da versão Plantinum 1.0 TGDI MT, que sai por R$ 78.290 no HB20 e R$ 81.990 no HB20S. Todas as demais versões turbo são equipadas apenas com câmbio automático de 6 marchas.

Sobre o aventureiro HB20X, a linha 2022 permanecerá equipada exclusivamente com motor 1.6 e opção de transmissão manual ou automática. A expectativa é que continue vendido com a mecânica atual até acabarem os estoques, recebendo o 1.0 turbo na sequência. O velho 1.6, vale lembrar, continua em linha também no Creta Action, que segue em produção mesmo com a chegada da nova geração.

Tabela de preços Hyundai HB20:

VERSÃO PREÇO
HB20 Sense 1.0 flex MT R$ 59.890
HB20 Vision 1.0 flex MT R$ 64.290
HB20 Evolution 1.0 flex MT R$ 68.120
HB20 Platinum 1.0 turboflex MT R$ 78.290
HB20 Platinum 1.0 turboflex AT R$ 83.890
HB20 Sport 1.0 turboflex AT R$ 87.190
HB20 Platinum Plus 1.0 turboflex AT R$ 89.590
Hyundai HB20S Evolution Pack 1.0T 2021
VERSÃO PREÇO
HB20S Vision 1.0 flex MT R$ 68.390
HB20S Evolution 1.0 flex MT R$ 72.120
HB20S Platinum 1.0 turboflex MT R$ 81.990
HB20S Platinum 1.0 turboflex AT R$ 87.690
HB20S Platinum Plus 1.0 turboflex AT R$ 92.790
Hyundai HB20X Diamond Plus
VERSÃO PREÇO
HB20X Vision 1.6 flex MT R$ 76.090
HB20X Vision 1.6 flex AT R$ 82.690
HB20X Evolution 1.6 flex AT R$ 87.190
HB20X Diamond 1.6 flex AT R$ 91.490
HB20X Diamond Plus 1.6 flex AT R$ 92.590

Veja também:

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com