A Citroën seguirá como uma marca de um carro só até o final deste ano. Apesar da promessa de que o 1º carro com a plataforma CMP chegaria ainda em 2021, a fabricante acabou segurando o lançamento para abril de 2022. E o motivo é bom para os brasileiros: o SUV compacto, que será batizado como C3, está passando por modificações, agora que a francesa é parte da Stellantis e inclusive pode ganhar o 1.0 turbo que fará a estreia no Fiat Pulse.
Motor1.com ouviu uma fonte ligada à marca que explicou a situação do novo Citroën C3. O projeto já estava em desenvolvimento antes da fusão da Fiat-Chrysler com o Grupo PSA e, com a união das empresas, a Citroën pode fazer uso da equipe de engenharia da Fiat. Ao contrário do que circulou pela mídia, o carro não teria sido reprovado pelo time da FCA. Nossa fonte afirma que o momento do mercado brasileiro é diferente de quando o carro foi concebido, e isso levará a uma mudança no posicionamento.
Ou seja, o novo C3 não será um carro tão básico como era planejado. Ouvimos que ficará mais refinado, não sendo mais um carro popular, ao contrário do que é esperado para a versão indiana (que será revelada em setembro). Por conta do tamanho, é seguro apostar que seja um modelo abaixo do Pulse, com os preços por volta do que é cobrado pelo Fiat Argo Trekking, que hoje parte de R$ 77.490.
É certeza que terá o motor 1.6 aspirado de quatro cilindros, que já equipa tanto o C4 Cactus quanto os Peugeot 208 e 2008. Entrega 118 cv a 5.750 rpm e 16,1 kgfm de torque a 4.750 rpm, quando abastecido com etanol, e será oferecido nas versões manual de 5 marchas e automática de 6 posições. O 1.0 turbo não está descartado, mas nossa fonte também não quis confirmar a adoção deste propulsor. Por outro lado, explicou que faria muito mais sentido do que importar o 1.2 turbo da PSA, já que o 1.0 turbo será feito em Betim (MG), além do ganho em escala por equipar outros carros da Stellantis como Pulse e, futuramente, Jeep Renegade.
O design final do carro acabou vazando, com imagens de uma miniatura. O novo C3 seguirá bastante o estilo das novas gerações de C3 Aircross e C4 vendidas na Europa, com iluminação dividida em duas partes, usando uma linha estreita de LED na parte superior e os faróis prinicpais abaixo. A traseira usará um LED em forma de “C” como borda para as lanternas. No geral, parece mais um hatch mais bombado do que um SUV de fato.
Iremos conhecer o novo Citroën C3 no dia 16 de setembro, quando será revelado na Índia, um dos mercados na mira do modelo. Por lá, será um carro de entrada, brigando com outros SUVs subcompactos como Nissan Magnite e Renault Kiger. No entanto, receberá o motor 1.2 turbo, com câmbio manual ou automatizado DCT de dupla embreagem.
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