Os Toyota Camry e Prius andavam meio esquecidos no mercado brasileiro. O sedã grande, inclusive, não tinha emplacado uma unidade sequer ao longo de 2021. O híbrido, por outro lado, encontrava concorrência em casa após o lançamento das versões eletrificadas do Corolla e do Corolla Cross. Agora, aconteceu o que já era de se esperar: a dupla deixou de ser oferecida no Brasil e já não constam mais no site da montadora.
A última grande alteração para o Toyota Camry ocorreu no final de 2017, quando o modelo recebeu uma nova geração por aqui. O grande sedã chegou ao nosso mercado custando R$ 189.990. No entanto, em seus últimos dias no site da nacional da marca, já era tabelado a R$ 319.290 em sua única configuração disponível por aqui: a XLE.
Nessa versão, o Camry trazia sob o capô um motor 3.5 V6 aspirado capaz de entregar 310 cv de potência e 37,7 kgfm de torque, sendo aliado à uma transmissão automática de 8 velocidades. Entre os principais itens de série, o sedã Toyota contava com ar-condicionado de 3 zonas, 7 airbags, faróis de LED e até cortina para as janelas traseiras com acionamento elétrico.
Já primeiro híbrido da história da Toyota no Brasil já estava beirando dos R$ 200 mil antes de sumir do site da marca. Desde que o Corolla recebeu a versão híbrida, com o mesmo conjunto motriz, seu design mais polêmico e o preço mais elevado fizeram que suas vendas não decolassem. Em 2021, até julho, o modelo acumulou apenas 3 vendas. Assim como no Corolla e no Corolla Cross híbridos, o Prius dispunha de um motor 1.8 a combustão trabalhando junto ao elétrico, mas não era flex como os novatos e entregava 122 cv de potência combinada.
Apesar do clima negativo com a descontinuação de Camry e Prius no Brasil, a operação nacional da Toyota diz que estuda voltar a trazê-los em nosso mercado. Em comunicado, a empresa declarou que:
"Por questões estratégicas comerciais, as importações dos modelos Camry e Prius foram suspensas temporariamente no País. Estamos avaliando a retomada da oferta destes produtos para o início do ano que vem, já com as novidades das versões ano/modelo 2022, seguindo nosso compromisso de oferecer produtos de alta qualidade e que tragam sorriso no rosto dos nossos consumidores, atendendo às suas necessidades de mobilidade".
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Estes foram os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2023
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Novo Toyota Camry 2025 abandona V6 e se torna apenas híbrido
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Toyota Camry: nova geração ganha teaser e será revelada em breve